Início ESPORTS 69,8% das mulheres no Brasil jogam videogames, revela pesquisa

69,8% das mulheres no Brasil jogam videogames, revela pesquisa

Se você ainda acha que “jogo eletrônico é coisa de menino”, já passou e muito da hora de mudar esta mentalidade. A Pesquisa Game Brasil (PGB) mostra que, pelo quinto ano consecutivo, mais mulheres do que homens jogam algum jogo eletrônico, independente da plataforma. 69,8% das mulheres brasileiras jogam jogos eletrônicos e esse número representa 53,8% do total de jogadores!

Leia também:

Dados gerais

A pesquisa considera como jogadores todas as pessoas que afirmam possuir o hábito de jogar games digitais. Esta é a 7ª edição da pesquisa, que ouviu 5830 pessoas distribuídas pelo Brasil. De todas as pessoas, por volta de 1950 se consideram gamers hardcore, ou seja, pessoas que jogam três ou mais vezes por semana em sessões de 3h ou mais.

mulheres gamers
Porcentagem de jogadores que utilizam diferentes plataformas. Imagem: PGB/Divulgação

Um dado interessante é que 52% das pessoas preferem jogar em seus smartphones. Essa preferência se mantém mesmo dentre os gamers hardcore — 34,4% deste grupo prefere jogar em celulares.

De acordo com a PGB, quase 70% das mulheres que jogam jogos eletrônicos preferem o smartphone e, deste montante, 50% joga todos os dias. Porém as mulheres que jogam no console dedicam mais horas por dia: 38,4% jogam de uma a três horas. Já nos celulares e computadores, o público feminino dedica uma hora por dia em média. Esses números são maiores que os de 2019, o que aponta um crescimento do público feminino em todas as plataformas.

Mulheres gamers

Os números do público feminino aumentam a cada ano. Em 2020, quase 70% das mulheres jogam jogos eletrônicos, sendo a maioria no smartphone. 57% já ouviram falar de esportes eletrônicos e a grande parte está na categoria “casual gamer” — ou seja, joga até três vezes por semana em sessões de até 3h.

mulheres gamers
Perfil do público feminino que joga jogos eletrônicos. Imagem: PGB/Divulgação

Esports

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, 34% das pessoas entrevistadas nunca ouviram falar de esportes eletrônicos. Dos que ouviram falar, 45% praticam esports e 12% não praticam, mas pretendem. Apesar de praticarem esports, 82% nunca participou de um campeonato. Porém, mesmo sem participar de campeonatos, 47% já ganharam dinheiro com esportes eletrônicos.

Quanto ao conteúdo de esports, os entrevistados possuem comportamentos bem distintos. A maioria (25,5%) consome este conteúdo menos de uma vez por semana, 20,5% afirmaram que não assiste e 19,7% assistem diariamente.

Porcentagem de consumo de conteúdo de esports por semana. Imagem: PGB/Divulgação

Das pessoas que acompanham os esports, quase 70% utilizam o YouTube, 37% utilizam o Facebook, 25% acompanham pela TV paga e 23% utilizam a Twitch.

Jogadores de computador

Quando o assunto são jogos de computador, o público tem entre 16 a 24 anos (44%) e é de maioria masculina (66%). Dentre todos os jogadores, 54% têm como plataforma seu notebook, 34% utilizam um desktop, 20% um desktop gamer personalizado e 12% um laptop gamer.

Consumo de jogos por categoria. Imagem: PGB/Divulgação

Quanto aos jogos que as pessoas mais procuram, os títulos de estratégia, ação e aventura lideram a pesquisa, enquanto jogos de cassino, indie e de dados são os menos procurados. Do total de jogadores, 65% respondeu que costuma jogar jogos online e metade desses joga na plataforma Steam.

Jogadores de console

Nos consoles, 38% dos usuários possui entre 25 e 34 anos e 63% é do público masculino. De todos os jogadores de console, a maior parte (58%) afirmou que o Playstation oferece a melhor experiência para jogos contra apenas 30%, que prefere o Xbox.

Preferência de console dos jogadores. Imagem: PGB/Divulgação

A maioria dos jogadores de console (49%) passa entre uma e três horas por sessão online e 54% desses jogadores escolhem a Playstation Network como plataforma para jogar online.

Kahlil Schwanka Salome
Redator de esports no The Squad e doutor em Química que divide esta paixão com a paixão pelos esportes eletrônicos. Me segue no twitter novo!

69,8% das mulheres no Brasil jogam videogames, revela pesquisa

Público feminino supera o masculino pelo quinto ano consecutivo.

The Last of Us Part 2 vende 4 milhões de unidades mundialmente

O jogo superou Marvel's Spider-Man e God of War.

Inverno Gamer da Nuuvem tem mil jogos com até 90% de desconto; veja lista

É o momento perfeito para comprar os jogos mais esperados.

Instagram expande função shopping para criadores de conteúdo

Os criadores poderão expandir seus próprios negócios na rede.

Crunchyroll: veja os animes da temporada de verão de 2020

Re:Zero, Sword Art Online e The God of Highschool são destaques.