Pouco tempo atrás, houve vazamentos que sugeriam que o Android 12 teria várias mudanças no visual do sistema e pegaria “emprestadas” algumas inovações do iOS. Agora que a versão prévia do sistema foi liberada para desenvolvedores, alguns dos rumores foram confirmados e outras coisas foram adicionadas.

Veja também:

android 12
Imagens de exemplo da nova tela de bloqueio do Android 12 com novo relógio e novo local para as notificações. Foto: Reprodução/XDA Developers

Como já era esperado pelos rumores, o Android 12 parece estar testando a função de empilhar widgets que estreou no iPhone junto com o iOS 14. De acordo com um tweet de Mishaal Rahman, a função tem o nome provisório de “smart espaço expandido” e permite que usuários deslizem widgets que ocupam o mesmo espaço na tela inicial uns sobre os outros.

Siga o The Squad no Twitter e fique por dentro das novidades!

O site XDA Developers também confirmou algumas das mudanças de design na interface de usuário. A nova tela de bloqueio tem um novo relógio que se move para o lado direito quando novas notificações chegam. Celulares com a tecnologia “always on display” também mostram uma nova localização para ícones de notificação no canto superior esquerdo da tela.

Quanto mais o tempo passa, mais parecidos Android e iOS se tornam. Num momento em que aparentemente tanto o hardware quanto o software de celulares chegou a um ponto de equilíbrio, o que será que se tornará a nova quebra de paradigma como o primeiro iPhone foi para celulares? Por enquanto, o que podemos fazer é esperar para ver.