Início TECH Aplicativo do WhatsApp Desktop para Windows e macOS possui brecha para hackers

Aplicativo do WhatsApp Desktop para Windows e macOS possui brecha para hackers

A página de avisos de segurança do Facebook informou no dia 21 de janeiro que havia “uma vulnerabilidade no aplicativo do WhatsApp para Desktop quando pareado com o WhatsApp para iPhone. Isso permitia o uso de scripts cross-site e leitura de arquivos locais. Explorar a vulnerabilidade requer que a vítima clique em um link de uma mensagem criada “especialmente com esse propósito”.

Veja também:

Apesar de ser conveniente e rápido, evite usar o WhatsApp para passar informação sensível mesmo que você apague depois. Foto: Reprodução/bleepingcomputer

A falha existia por conta do aplicativo para desktop ser baseado numa versão antiga e vulnerável do Chromium, que é a base do Google Chrome e do novo Edge. Todas as versões dp WhatsApp Desktop antes da versão v0.3.9309 são afetadas por esse problema quando pareadas com o WhatsApp para iPhone em versões antes da 2.20.10.

Isso dito, se você usa Android ou o WhatsApp Web (a versão que se usa diretamente no navegador) no PC, não precisa se preocupar com essa falha e continuar mandando suas selfies e fotos de gatinhos em paz. A falha foi descoberta por um funcionário da empresa de soluções de segurança para aplicativos PerimeterX que postou a conquista no twitter.

Independentemente de você ter sido afetado ou não, duas lições importantes devem ser aprendidas com isso. A primeira é de sempre manter seus aplicativos atualizados em todas as plataformas que usa. A segunda é que, se você for usar o WhatsApp no computador, a versão web é mais segura que o aplicativo.

Eric de Oliveira
Fã de boas histórias onde quer que elas estejam. Divido meu tempo livre entre desenhos, filmes, séries e videogames.

Brasileira Letícia Bufoni será skatista jogável em Tony Hawk’s Pro Skater 1+2

Novo vídeo destaca cenas de jogabilidade do remaster.

“Airdrop” do Android deve chegar em mais dispositivos

O recurso permite transferência de arquivos.

Guardião, de For Honor, é novo personagem de Samurai Shodown

O lutador chega já nesta quarta-feira, dia 24 de junho.

Super Smash Bros. Melee recebe suporte a netcode de rollback por fãs

As primeiras impressões são muito positivas.