O brasileiro Zenith, que representou o país na Capcom Cup 2019, é um dos candidatos à última vaga na Capcom Cup 2020, que será decidida via voto popular. O período de votação acontece até o dia 18 de dezembro e é uma oportunidade para que o Brasil tenha dois representantes na nova edição do campeonato mundial de Street Fighter 5: Champion Edition. A Capcom Cup 2020 acontece em algum momento do ano que vem e dará término ao circuito competitivo vigente, o Capcom Pro Tour — que aconteceu totalmente online devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Veja também

zenith capcom cup
O Capcom Pro Tour aconteceu inteiramente online em 2020. Foto: Divulgação/Capcom

Pouco mais de uma hora desde a abertura da votação, Zenith já ocupava o terceiro lugar com 515 indicações, atrás apenas de Tokido e Punk — que são alguns dos nomes mais fortes do cenários competitivo. Já no momento desta publicação, o paulista ocupa a segunda colocação com 2.661 indicações.

Neste ano, os finalistas da edição anterior do campeonato mundial ficaram elegíveis para garantir esta última vaga, reunindo nomes muito expressivos do cenário. Embora reconheça a dificuldade de contestar uma vaga com figuras reconhecidas mundialmente, Zenith também demonstra otimismo no formato adotado pela Capcom.

“Tem Tokido, Sakonoko, Fuudo, Punk, Luffy, Bonchan… Vários campeões de EVO. Os caras são muito fortes, são reconhecidos mundialmente pela comunidade já há muitos anos. Não dá para ignorar”, disse Zenith em entrevista ao The Squad. “Claro que a gente olha e pensa ‘é difícil’, ‘não vai ser tarefa fácil’ e tal. Mas, se tem um ponto positivo, é que o voto é popular, então não depende só da comunidade que participa dos eventos”, lembra o jogador.

“Para mim, o mais importante para ir bem nesta votação popular é alcançar nichos competitivos diferentes e até mesmo além. Tem que considerar que o Brasil tem uma população imensa, que o brasileiro é um dos povos que mais usam redes sociais no mundo. Acho que isso vai fazer muita diferença nesta votação”, acrescentou.

Apesar dos problemas sofridos com o polêmico netcode de Street Fighter 5: Champion Edition, que é alvo de muitas críticas, Zenith entende que a CPT Online 2020 supriu o desejo de entretenimento e por campeonato de alto nível da melhor forma possível dadas as condições impostas pela pandemia.

“Mesmo com essa questão [dos problemas de conexão], tem o lado positivo de que esta talvez seja a Capcom Cup mais democrática, mais diversificada desde sempre. Temos um número razoável de jogadores de regiões diferentes do mundo. Por este lado, foi bem legal”, concluiu.

Siga o The Squad no Twitter e fique por dentro das novidades!

Zenith pode representar o Brasil ao lado de Jah_Lexe na Capcom Cup 2020. Foto: Reprodução/FGC SP

Como votar em Zenith para a Capcom Cup 2020

A Capcom está conduzindo o processo de votação através do Smash.GG, que é uma plataforma conhecida para organizar competições de jogos de luta. É preciso possuir uma conta no Twitter e seguir algumas etapas simples antes de colaborar com a votação. Veja a seguir:

Na página de votação, é preciso clicar em Login/Register para acessar ou criar uma conta.Foto: Reprodução/Bruno Magalhães

Passo 1. Acesse a página de votação (https://smash.gg/tournament/capcom-cup-2020-community-vote/voting/701233) e clique em Login/Register.

zenith capcom cup
Preencha os campos requisitados para criar uma conta no Smash.GG. Foto: Reprodução/Bruno Magalhães

Passo 2. Clique em “Inscrição” e preencha os campos requisitados para criar uma conta — endereço de e-mail, senha, data de nascimento e país. Após preencher, será enviado um e-mail de confirmação com um link para validar a conta.

Após efetuar login, basta clicar no botão azul “Nominate” e compartilhar o tweet para validar o voto. Foto: Reprodução/Bruno Magalhães

Passo 3. Após concluir o cadastro, volte à página de votação (https://smash.gg/tournament/capcom-cup-2020-community-vote/voting/701233) e clique no botão azul “Nominate”. Para que o voto seja computado, é obrigatório compartilhar o tweet.