Início ESPORTS CS: GO CS:GO: confira os comandos essenciais para jogos e treinos

CS:GO: confira os comandos essenciais para jogos e treinos

O Counter Strike: Global Offensive é um dos poucos jogos de tiro em primeira pessoa (FPS) que oferece a possibilidade de o jogador alterar algumas configurações importantes no meio de uma partida com apenas um botão. Agora, você vai aprender como fazer isso e tirar o máximo de proveito das vantagens que o console pode te oferecer.

Já adianto que existem diversos comandos diferentes, então vou deixar as minhas configurações de jogo e de treino disponíveis para download. Confira abaixo alguns comandos essenciais para jogos e treinos de CS:GO e siga o passo a passo para usar um arquivo cfg.

Veja também: Valve traz atualizações importantes para o CS:GO um mês antes do Major

Habilitando o console

Primeiramente, temos que habilitar o uso do console. Isso é feito no Menu de Configurações (a engrenagem à esquerda). Então, na aba Configurações de Jogo, ache a opção Ativar console de desenvolvedor (‘) e mude para a opção Sim.

Habilite o console de desenvolvedor. Reprodução/Kahlil Salome

Agora, sempre que o CS:GO estiver aberto, seja durante uma partida ou não, é possível abrir o console apertando o botão que está logo abaixo do Esc no teclado.

Comandos para o jogo

Com o console aberto, é hora de adicionar os comandos para melhorar o seu desempenho. Listamos aqui alguns que podem ser bastante úteis na hora do jogo.

net_graph 1: mostra diversas informações referentes à conexão com o servidor e a quantidade de FPS;
voice_scale X: define o volume da voz dos jogadores entre 0 e 1 — eu uso 0.2;
mm_dedicated_search_maxping X: define o valor máximo de ping entre você e o servidor para buscas de partidas no Matchmaking. O valor padrão é 150, mas você pode colocar entre 25 e 350 — neste caso, deixo em 50;
cl_disablefreezecam 1: este comando serve para desabilitar a freezecam que aparece após a morte, que incomoda algumas pessoas;
cl_use_opens_buy_menu 0: o valor em 0 significa que, ao apertar o botão “usar” (E, por padrão), o menu de compra não será aberto;
cl_radar_always_centered 0: com isso, seu radar deixa de estar centralizado e aumenta a área de visualização no radar;
fps_max 0: tira o limite de FPS do jogo;
find X: retorna uma lista de resultados contendo o termo procurado. Caso você não lembre exatamente como, por exemplo, diminui o volume das vozes dos jogadores, digite “find voice” no console e procure “voice_scale” nos resultados;
+cl_show_team_equipment: mostra o equipamento da sua equipe mesmo através de paredes;
bind “tecla” use weapon_xx: este comando é muito útil para selecionar granadas sem precisar apertar a tecla 4 diversas vezes. Selecione uma tecla para cada granada e acesse a que você quer rapidamente. Por exemplo, bind “v” “use weapon_molotov; use weapon_incgrenade” seleciona a molotov ou incendiária quando o jogador aperta V.

Com o comando +cl_show_team_equipment, é possível ver o equipamento de todos os jogadores da sua equipe. Imagem Kahlil Salome

Comandos para treino

Para treinar granadas, posicionamento e spray, é interessante adicionar alguns comandos para que seus resultados sejam ainda melhores.

sv_grenade_trajectory 1: mostra a trajetória das granadas arremessadas;
sv_grenade_trajectory_time 10: determina a duração que a trajetória das granadas permanecerá visível;
sv_showimpacts 1: mostra a região de impacto dos tiros;
sv_showimpacts_time 5: determina a duração que o impacto dos tiros permanecerá visível;
bind “tecla” noclip: a tecla escolhida liga e desliga um cheat que permite ao jogador voar e atravessar paredes;
god: o jogador não toma dano;
bot_mimic 1: os bots copiam seu movimento. Coloque o valor em 0 para voltar ao normal;
bot_stop 1: faz com que os bots parem de se movimentar. Coloque o valor em 0 para voltar ao normal;
bot_place: coloca um bot no lugar onde a mira está apontando;
bot_crouch: faz com que os bots se abaixem;
r_drawothermodels 2: é possível ver através das paredes e praticar tiros varados. Coloque em 1 para voltar ao normal;

Extras

Além dos comandos “tradicionais” mostrados acima, é possível colocar mais de um comando na mesma tecla. Um exemplo bastante conhecido é o Jump Throw, que será permitido no Major da StarLadder e em outros campeonatos no futuro, com o qual o jogador aperta apenas um botão para pular e soltar a granada, aumentando bastante a precisão dos lançamentos de granadas do jogador.

bind “tecla” “+jump;-attack;-jump”: este é o comando para o Jump Throw. Primeiramente, deve selecionar a granada a ser jogada, apertar o botão do mouse de escolha e então a tecla correspondente para que os comandos de pular e soltar a granada sejam executados ao mesmo tempo;
bind “q” “lastinv;r_cleardecals”: o comando lastinv é conhecido. Ao apertar q, o jogador troca a arma que está usando pela arma selecionada antes desta. Neste caso, foi adicionado o comando r_cleardecals, que serve para limpar o mapa de todas as marcas de tiros, granadas e sangue. Ao apertar um botão, ambos os comandos são utilizados simultaneamente.

Agora temos dois exemplos do uso de incrementvar, que significa basicamente incrementar uma variável. O incrementvar deve ser utilizado da seguinte forma: bind “tecla” “incrementvar comando valor_inicial valor_final variação”. Ao apertar a tecla uma vez, ocorre um incremento do valor fixo na variável. Ao apertar novamente, ocorre outro incremento até atingir o valor final. Apertando uma vez após atingir o valor final, volta para o valor inicial.

bind “tecla” “incrementvar cl_radar_scale 0.3 0.7 0.4”: neste caso, apertar a tecla uma vez faz com que o tamanho do radar aumente de 0.3 para 0.7 com uma variação de 0.4. Se apertar novamente, volta para 0.3;
bind “tecla” “incrementvar cl_crosshairsize 2 4000 3998”: agora, o incrementvar serve para aumentar — e muito! — o tamanho da mira de 2 (ajuste esse valor para o tamanho da sua mira) para 4000 com uma variação de 3998. Isso serve para auxiliar no alinhamento de granadas em pixels específicos do mapa.

Efeitos do incrementvar. É possível ver a diferença do tamanho da mira nos dois primeiros quadros (tamanhos 2 e 4000), assim como a diferença no zoom do radar nos quadros de baixo (0.7 e 0.3). Reprodução/Kahlil Salome

Runboost

Quer treinar um Runboost específico? Também é possível! Copie os seguintes comandos e cole no console. Então, coloque a mira aproximadamente na altura da cabeça e aperte a tecla selecionada. Em seguinda, pule uma vez para subir na cabeça do bot. Pule a segunda vez para o bot ficar em pé e começar a copiar suas ações e então corra e pule para executar o runboost.

Os comandos são:

alias “runboost” “bind “TECLA” rbplace; sv_cheats 1; mp_solid_teammates 1; bot_stop 1; bot_mimic_yaw_offset 0″
alias “rbplace” “bot_mimic 0; bot_place; bot_crouch 1; bind space +rbbind”
alias “+rbbind” “+jump”
alias “-rbbind” “-jump; bind space +rbstart”
alias “+rbstart” “+jump; bot_crouch 0”
alias “-rbstart” “-jump; bot_mimic 1; bind space +rbstop”
alias “+rbstop” “+jump; bot_mimic 0”
alias “-rbstop” “-jump; bind space +jump”

Copiando e executando uma cfg

Achou que são muitos comandos para copiar e colar? Não quer decorar todos e utilizar toda vez que abrir o CS:GO? Sem problemas! Baixe aqui os arquivos de cfg de jogo e de treino que eu utilizo e coloque na pasta cfg dentro da pasta do CS:GO —o caminho padrão é C:\Program Files (x86)\Steam\steamapps\common\Counter-Strike Global Offensive\csgo\cfg.

Neste arquivo, tem inclusive valores de sensibilidade, mira e volume que variam consideravelmente de acordo com o jogador. Lembre-se de adaptar os comandos para os valores de sua preferência.

Agora é só iniciar o csgo, abrir o console, digitar exec nome_do_arquivo e jogar!

Kahlil Schwanka Salome
Redator de esports no The Squad e doutor em Química que divide esta paixão com a paixão pelos esportes eletrônicos. Me segue no twitter novo!

Circuito Desafiante: Team One se isola no topo da tabela

Veja a tabela com o placar das equipes.

Bug de spawn pode atrasar Modo Competitivo de VALORANT

O lançamento do modo aconteceria nesta quarta-feira (24).

Pokémon Unite é novo MOBA gratuito para Switch e celulares

O game terá cross-play e não recebeu data de lançamento.

Black Dragons anuncia time de VALORANT

Line é composta por antigos jogadores de Point Blank.

CPT Online gera desconforto entre jogadores profissionais de Street Fighter

O jogo sofre com problemas de netcode desde 2016.