eFootball, anteriormente conhecido como PES, foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (30) e o jogo já conseguiu uma enorme façanha: ser o pior jogo avaliado da história do Steam. O título foi publicado pela Konami e está disponível para Xbox Series X/S, PlayStation 5, Xbox One, PlayStation 4 e PC.  Uma versão para mobile também está em desenvolvimento, mas não há previsão de lançamento.

Veja também:

eFootball
Jogo estreou com muitos problemas e os usuários mostraram as suas reclamações. Foto: Divulgação/Konami

No momento em que esta matéria está sendo escrita, o jogo tem 8% de avaliações positivas e mais de 7500 análises extremamente negativas. De acordo com alguns usuários que avaliaram o inédito título, o game está com uma péssima qualidade gráfica, a otimização está horrível, muitos bugs presentes nas partidas, ele tem uma gameplay travada e pesada e muitos outros problemas.

Antes do simulador de futebol gratuito, o game com a pior avaliação na plataforma foi Flatout 3: Chaos & Destruction, lançado em 2011. Na época, o jogo teve mais de 2000 reclamações. O novo título da Konami conseguiu mais do que triplicar o número de queixas. A informação é do Steam250, site que reúne os jogos mais mal avaliados da história do Steam.

Em agosto, a empresa japonesa havia informado que game seria uma espécie de demo no lançamento. “De certa maneira, sim [ele funcionará como um beta]. Nós queremos que os jogadores joguem o título o quanto antes, então iremos lançar uma quantidade limitada de clubes e modos”.

Siga o The Squad no Twitter e fique por dentro das novidades

Aparentemente, o primeiro grande update apenas acontecerá em meados de novembro, quando os usuários poderão escolher novos times de futebol , além dos 9 que estão disponíveis, e também modos inéditos, tais como Creative Teams — algo similar ao Ultimate Team de Fifa.

Para finalizar, os jogadores também reclamaram de eFootball em algumas outras redes sociais, como o Twitter. As publicações das pessoas incluem críticas válidas e alguns memes com (a triste) situação que se encontra o jogo.