Street Fighter 5: Champion Edition está caminhando para a sua quinta e última temporada de conteúdo, que tem lançamento agendado para 22 de fevereiro. A Capcom promoveu uma transmissão ao vivo na tarde desta quinta-feira (11) para apresentar maiores detalhes sobre o conteúdo que está a caminho, incluindo Dan, o personagem bônus Eleven e uma nova mecânica defensiva chamada V-Shift.

Vale lembrar que o jogo de luta também deve receber Rose, Oro, Akira de Rival Schools e um último lutador ainda não revelado ao longo de 2021.

Veja também:

Dan Hibiki é um dos personagens clássicos de Street Fighter. Foto: Divulgação/Capcom

Dan Hibiki

Lutador clássico que fez sua estreia na série Street Fighter Alpha, Dan Hibiki será o primeiro personagem da última temporada do game de luta. Embora a Capcom já tenha divulgado vários clipes com o Dan em ação, ele voltou com um acabamento melhor e teve seus sistemas detalhados.

Ambos os V-Skills de Dan são suas características provocações, mas que podem ser utilizadas para cancelar movimentos e estender combos. O primeiro possibilita rotas que podem deixar vários dos movimentos de Dan seguros e sustentar sua ofensiva após especiais, enquanto o segundo permite cancelar quase qualquer golpe normal em algum outro.

Já o V-Trigger 1 de Dan chama a atenção por ser o único do jogo com apenas uma barra para a ativação. Ele utiliza o seu icônico “Haoh Gadoken”, que é uma sátira de Ryo Sakazaki de The King of Fighters. Já o V-Trigger 2 fortalece as magias e o anti-aéreo “Koryuken”, acertos extras ou invencibilidade, respectivamente.

Tudo pode ser conferido em ação no vídeo a seguir:

Siga o The Squad no Twitter e fique por dentro das novidades!

Rose

Também estreante da série Street Fighter Alpha, Rose fará seu retorno em Street Fighter 5: Champion Edition em algum momento do segundo trimestre de 2021. Ela teve seu visual in-game mostrado pela primeira vez desde a sua confirmação, além de maiores informações sobre o seu V-System.

Além de receber novos golpes especiais, a cartomante italiana será capaz de disparar magias no ar de maneira semelhante ao Akuma. A sua primeira V-Skill utilizará cartas de tarô para se fortalecer ou enfraquecer o adversário e faz referência à abertura especial de Rose contra M. Bison em Street Fighter Alpha 3. Já a V-Skill 2 será o Soul Satellite, que é uma habilidade favorita dos fãs.

Rose é apresentada pela primeira vez em Street Fighter 5. Foto: Divulgação/Capcom

Por fim, o V-Trigger 1 de Rose dará a habilidade de teletransporte à Rose, permitindo confundir a defesa do oponente após disparar um projétil, por exemplo. O segundo permite a criação de uma ilusão que imita todos os botões pressionados pelo jogador, duplicando os acertos e dano causado.

O momento exato em que Rose é apresentada pode ser conferido a seguir:

Eleven

Protótipo do personagem que viria a ser Twelve em Street Fighter 3rd Strike, Eleven foi confirmado como um bônus aos compradores do passe da quinta temporada de Street Fighter 5: Champion Edition. Diferente do que se acreditava, Eleven não é último personagem da temporada, mas sim “uma nova forma de jogar” de acordo com os desenvolvedores.

Em resumo, Eleven é capaz de se transformar em qualquer um dos personagens desbloqueados pelo jogador, selecionando aleatoriamente seus V-Skills e V-Triggers. Ele atua como uma espécie de seleção randômica, mas que muda a aparência e a voz dos personagens em que se transforma. É um conceito semelhante ao de Mokujin, personagem de Tekken.

O personagem pode ser visto em ação a seguir:

V-Shift

Por fim, a Capcom confirmou que a nova mecânica defensiva de Street Fighter 5: Champion Edition se chama V-Shift e estará disponível gratuitamente junto com um balanceamento geral já em 22 de fevereiro.

Utilizando uma única barra da V-Gauge, o jogador será capaz de realizar uma esquiva totalmente invencível que, caso seja feita no exato momento de um ataque adversário, abre margem para uma punição com um efeito de câmera lenta. Caso prefira, o jogador também será capaz de realizar o chamado V-Shift Break, que é um ataque feito em sequência que joga o oponente para longe.

eleven
V-Shift promete mudar a dinâmica das batalhas de Street Fighter 5. Foto: Divulgação/Capcom

O propósito, de acordo com a Capcom, é desvencilhar de situações de pressão. As primeiras análises sugerem que a mecânica pode mudar completamente a forma como Street Fighter 5 é jogado atualmente — sobretudo em alto nível. O seu comando, no entanto, ainda não foi revelado.