Anualmente, o Google organiza uma conferência para desenvolvedores chamada de Google I/O. O evento deste ano trouxe várias novidades a respeito de sistemas e aplicativos da empresa, incluindo o próprio sistema Android para smartphones. Nas linhas a seguir, o The Squadiremos destacou alguns dos anúncios mais interessantes.

Veja também:

Novo visual no Android 12

A nova versão do Android é uma das mudanças mais esperadas todos os anos pelos usuários e, desta vez, o sistema do Google terá um visual repaginado que se chama “Material You”. A nova identidade visual do sistema traz várias opções de cor e customização, incluindo a opção de mudar as cores do sistema para se adaptar ao seu papel de parede favorito.

O novo design tem um visual bastante suave e arredondado que foca em facilitar a vida do usuário. Foto: Reprodução/The Verge

Fusão do Google Wear OS com Tizen

Apesar do Google ter sua própria versão de sistema para vestíveis, a Samsung fez um ótimo trabalho em ganhar mercado neste segmento e agora colherá os frutos de seu esforço ao conseguir uma fusão dos dois sistemas. A promessa é de que a unificação do Google Wear OS com Tizen irá trazer mais velocidade, melhor autonomia e a união da comunidade de desenvolvedores em torno de um sistema só, trazendo maior quantidade de apps.

Spotify e YouTube Music permitirão músicas offline no Wear OS

Depois de muita espera, finalmente é possível ter música offline em aparelhos com memória interna e Wear OS. O anúncio foi feito junto da fusão com o sistema da Samsung e, por hora, está restrito ao YouTube Music e ao Spotify. Essa mudança trará a opção de se exercitar sem a necessidade de telefone ou conexão à internet com o Spotify, que não está disponível nem mesmo no Apple Watch.

google i/o 2021
Quem tiver aparelhos compatíveis com Wear OS poderá correr sem o celular no bolso em breve. Foto: Reprodução/The Verge

Google Camera deve funcionar melhor com todos os tons de pele

Uma das grandes dificuldades de pessoas com pele de tom mais escuro é que as câmeras têm a tendência de saturar as imagens, o que tira a naturalidade das imagens. O Google comunicou que já está trabalhando para melhorar o software da câmera para lidar com essa distorção e permitir fotografias melhores para todos.

As mudanças no aplicativo da câmera irão resolver o problema da distorção de saturação. Foto: Divulgação/Google

Introdução de pastas com senha no Google Fotos

Muitas pessoas têm suas memórias guardadas no Google Fotos e uma das maiores preocupações geralmente é a segurança. Agora será possível adicionar uma camada a mais de proteção com pastas protegidas dentro do aplicativo. Dessa forma, aquelas fotos que são mais importantes e pessoais poderão ser protegidas por senhas para evitar olhares indiscretos.

Google Fotos irá criar fotos animadas a partir fotos comuns

O Google Fotos terá a adição de uma nova função chamada na apresentação de “Momentos Cinemáticos” que usará duas fotografias comuns para criar uma imagem com movimento usando IA. Juntamente com a nova função, foi mencionada a adição de um novo tipo de menu de memórias que são baseadas em padrões visuais similares em suas fotos.

google i/o 2021
Demonstração do funcionamento da criação de imagens com movimento a partir de fotos. Foto: Reprodução/The Verge

Mudança de senha diretamente no gerenciador do Chrome

Uma das grandes inconveniências de trocar de senha em alguma de suas contas era a impossibilidade de realizar o processo gerenciador do Chrome, a não ser relogando no site em questão e salvando a senha nova. Uma atualização permitirá a mudança diretamente no gerenciador. Ela já está em andamento nos EUA e deve chegar ao mundo todo nos próximos meses.

A mudança poderá ser feita com apenas dois toques quando a atualização estiver em vigor. Foto: Reprodução/The Verge

Melhor integração do Google Workspace (antigo G Suite)

O Google Workspace é uma alternativa do Google ao pacote Office e, apesar de ser bastante competente, ainda tinha espaço para melhorias. Pensando nisso, foram adicionadas mais funções que melhoram a integração entre as ferramentas e a capacidade de abrir conferências no Google Meet diretamente dos documentos do Docs, por exemplo.

google i/o 2021
Demonstração de algumas das novas funções do Google Workspace. Foto: Reprodução/The Verge