De acordo com o vazamento feito por Jan Boromeusz, o novo firmware para o Google Nest pode usar o sensor de ultrassom não apenas para manter a tela virada para o usuário, mas também para dispensar a necessidade do uso da conhecida palavra-chave “Ei Google” e passar a ouvir os arredores sempre que alguém estiver no ambiente.

Veja também:

No vídeo acima, é possível acompanhar várias funções sendo usadas em sequência, tal como requisição de previsão do tempo, uso da função de música, acesso ao YouTube e pedir para o Nest contar uma piada — todas usadas sem a palavra-chave, apenas com a presença do usuário sendo identificada nas proximidades ativando o assistente.

Siga o The Squad no Twitter e fique por dentro das novidades!

De acordo com o Android Central, a nova função parece estar usando o sensor de ultrassom para realizar todas essas tarefas sem a ativação por voz e, apesar de ser uma maneira conveniente de não ter que ficar repetindo a ativação antes de cada do comando, pode se tornar uma grande preocupação no quesito de privacidade.

Será que essa função será realmente lançada para o público ou será mais uma das que nunca verá a luz do dia? Foto: Reprodução/The Verge

Como a função ainda está supostamente em fase de testes internos e foi vazada, pode ser que nunca chegue a ter um lançamento oficial. Apesar da preocupação com privacidade, existem menus para desligar tanto o sensor ultrassônico quanto as câmeras do Nest Hub e seria possível fazer o mesmo para essa função. Você abriria mão de um pouco mais de privacidade por mais praticidade?