A gigante da tecnologa Google anunciou recentemente que pretende ativar a autenticação em duas etapas para todos os usuários de serviços da empresa por padrão. A implementação já começou e os usuários que estiverem com os preparativos em ordem devem ver a mudança em breve.

Veja também:

autenticação duas etapas
Com a nova autenticação em duas etapas, você autoriza um aparelho a receber notificações para confirmar quando for logar. Foto: Reprodução/Google Blog

A mudança fará com que acessos via smartphone rodando Android ou iOS mandem uma notificação de confirmação para o telefone cadastrado para garantir que o acesso está sendo feito pelo próprio usuário. É um meio mais simples e efetivo de aumentar a segurança das contas numa realidade em que só a senha já não é mais o suficiente para proteger seus dados.

Caso sua conta não tenha os preparativos em dia, ao tentar acessar sua conta do Google em algum dispositivo após a mudança definitiva, você será encaminhado para a página que ensina o passo a passo da configuração de autenticação.

Siga o The Squad no Twitter e fique por dentro das novidades!

verificação duas etapas
A notificação aparece nessa tela no seu celular e pergunta se foi você mesmo que tentou acessar a conta. Foto: Reprodução/itnews

Nos últimos anos, testemunhamos repetidos vazamentos de milhões de senhas e usuários que afetaram várias empresas grandes no ramo de tecnologia. Agora, o Google está tomando a frente ao tentar estabelecer um novo padrão com a verificação em duas etapas.

Ainda será possível desativar a autenticação se o usuário assim preferir, mas será que vale mesmo correr o risco de ser mais um afetado pelos vazamentos cada vez mais constantes de dados? Quanto mais segurança, melhor.