Segundo uma reportagem do Bloomberg nesta quarta-feira (27), GTA 6 terá uma protagonista mulher pela primeira vez na história da franquia de mundo aberto da Rockstar Games. A apuração do jornalista Jason Schreier, que é conhecido pelos seus furos de bastidores, dá conta de que a personagem será latina e acompanhará um outro protagonista homem, com inspiração no casal de criminosos americanos Bonnie e Clyde. Até o momento, o jogo teve apenas seu desenvolvimento confirmado e segue sem novidades anunciadas oficialmente.

Veja também:

Segundo reportagem, GTA 6 terá protagonista mulher pela primeira vez na história da franquia. Foto: Divulgação/Rockstar Games

De acordo com a publicação, GTA 6 está em desenvolvimento, em certo nível, desde 2014 e tem o codinome de “Project Americas“, pois pretendia abarcar grandes áreas da América do Norte e do Sul. No entanto, essa ideia teria sido reduzida para focar apenas em uma versão fictícia de Miami e seus arredores.

O que chama a atenção é que a Rockstar estaria interessada em adicionar novos conteúdos com o tempo, desde missões da história a novas cidades. Ainda assim, o mapa é descrito como “vasto” e teria um foco mais acentuado em ambientes internos. Essa decisão, segundo o texto, teria o objetivo de aliviar a carga de trabalho dos seus funcionários, seguindo denúncias de abuso e ambiente tóxico de trabalho em 2018 — época do lançamento de Red Dead Redemption 2.

Siga o The Squad no Twitter e fique por dentro das novidades

As informações também sugerem que GTA 6 será bastante diferente dos seus antecessores, especialmente com relação à forma como aborda temas mais sensíveis. A Rockstar Games estaria assumindo uma postura mais progressista com seus produtos nos últimos anos, além de diminuir significativamente a disparidade de salários entre homens e mulheres, efetivando freelancers, aplicando horários mais flexíveis e priorizando a saúde mental de seus funcionários.

Um dos indícios dessas mudanças internas, conforme apontado pela reportagem, é a remoção de “piadas” transfóbicas no relançamento de GTA 5 para a nova geração de consoles. Além disso, a desenvolvedora teria cancelado uma modalidade online chamada Cops ‘n’ Crooks (uma espécie de Polícia e Ladrão) por conta dos protestos pró-George Floyd, um homem negro que foi assassinado por um policial branco em 2020, nos Estados Unidos.

Alguns analistas de mercado apontam que o novo Grand Theft Auto pode ser lançado no ano fiscal de 2024, que acontece entre abril de 2023 e abril de 2024. No entanto, Tom Henderson, um insider bastante conceituado da indústria, acredita que o lançamento deve acontecer apenas em 2025. Até o momento, a Rockstar Games não se pronunciou oficialmente sobre essas informações.