Início TECH Huawei anuncia planejamento do HarmonyOS para smartphones

Huawei anuncia planejamento do HarmonyOS para smartphones

Como já havia sido anunciado, a Huawei está dando mais um passo em direção à independência do Android e anunciou seus planos para trazer um sistema próprio chamado HarmonyOS para aparelhos celulares. O anúncio oficial e demonstração do planejamento foi feito em sua conferência anual para desenvolvedores.

Veja também:

harmonyos
Apresentação do planejamento de desenvolvimento do HarmonyOS em celulares. Foto: Reprodução/9to5Google

O CEO Richard Yu apresentou no palco um planejamento que teve início na última semana em que o projeto OpenHarmony começará com suporte para aparelhos com 128 MB de RAM ou menos. Em abril do ano que vem, o suporte será estendido para aparelhos com até 4 GB de memória RAM e, em outubro, a fase final se inicia com aparelhos com mais de 4 GB.

Siga o The Squad no Twitter e fique por dentro das novidades!

O HarmonyOS irá operar como um sistema de código aberto similar ao Android Open Source Project (AOSP). Isso é possivelmente um meio de usar o enorme impacto do mercado chinês para desenvolver aplicativos e construir uma base sólida na qual a Huawei poderá se apoiar num possível futuro sem o uso do Android.

harmonyos
O App Galery da chinesa Huawei é a opção que provavelmente servirá como substituto da Play Store. Foto: Reprodução/The Verge

Apesar de atualmente termos bem estabelecida a rivalidade dual entre Android e iOS, em outros tempos tivemos o finado Windows Phone e agora a Huawei novamente tenta se tornar uma terceira via, com a diferença crucial de que ela tem apoio do governo chinês e um mercado “cativo” de mais de um bilhão de usuários para se manter.

Esse é mais um capítulo da guerra comercial entre EUA e China e que pode mudar de maneiras imprevisíveis o futuro do mercado de smartphones. Agora resta esperar e acompanhar de perto as estratégias de crescimento que serão utilizadas pela Huawei e potencialmente por outras empresas chinesas.

Eric de Oliveira
Fã de boas histórias onde quer que elas estejam. Divido meu tempo livre entre desenhos, filmes, séries e videogames.

Huawei anuncia planejamento do HarmonyOS para smartphones

É o primeiro passo da Huawei para se tornar independente do Android.

Ainda vale a pena comprar um Xbox One? Veja prós e contras do console

Confira os pontos positivos e negativos do Xbox One.

Série do Obi-Wan Kenobi terá apenas uma temporada, diz Ewan McGregor

O ator não descarta a possibilidade de haver mais temporadas.

Dota 2: Lelis é eleito MVP da ESL One e ganha uma Mercedes Benz

O brasileiro já venceu seis campeonatos em sequência.

Mulher-Maravilha 1984 é adiado novamente e está previsto para dezembro

É o terceiro adiamento sofrido pelo filme.