Início TECH Instagram Lite é lançado oficialmente no mercado indiano

Instagram Lite é lançado oficialmente no mercado indiano

Uma das grandes dificuldades do Android é lidar com a enorme fragmentação do sistema e a diferença enorme entre aparelhos topo de linha e os mais simples. Pensando nisso, o Instagram lançou uma versão Lite do seu aplicativo no mercado indiano e deve expandir essa disponibilidade para o resto do mundo em algum ponto no futuro.

Veja também:

Instagram
Funções consideradas essenciais como o stories permanecem disponíveis no Instagram Lite. Foto: Reprodução/XDA Developers

O aplicativo foi anunciado no evento “Facebook Fuel For India”, e é uma versão sem firulas do Instagram com foco em velocidade e baixo consumo de recursos. O app tem pouco menos de 2MB, e deve dar um alívio aos aparelhos modestos que sofrem com a constante inclusão de novas funções.

Siga o The Squad no twitter e fique por dentro das novidades!

A experiência da versão mais simples é bastante similar ao que temos no aplicativo padrão, com exceção das novidades mais pesadas: IGTV, Reels e Shopping. Assim como no Brasil, é bastante comum que usuários da Índia tenham telefones de entrada e usem redes 3G. Isso explica o interesse da empresa no país, além do tamanho do próprio.

Instagram
O Instagram Lite é indistinguível do aplicativo antes do lançamento das funções mais recentes. Foto: Reprodução/XDA Developers

Vishal Shah, Vice Presidente de produto do Instagram disse durante o evento que “Com o teste do Instagram Lite e a próxima edição do Born on Instagram, nós estamos buscando democratizar a expressão e a criatividade para um número maior de pessoas na Índia. Também esperamos receber insights valiosos antes de um lançamento global do Instagram Lite.”

O novo aplicativo seria uma boa opção no mercado brasileiro, com a escalada de preços em smartphones e a difusão recente de mais aparelhos com o Android GO. O que vocês acham? Valeria a pena abrir mão de algumas funções por uma experiência sem travamentos? Eu particularmente não sentiria tanta falta assim do que resolveram cortar.

Eric de Oliveira
Fã de boas histórias onde quer que elas estejam. Divido meu tempo livre entre desenhos, filmes, séries e videogames.

Anitta e Gabriel Medina se tornam jogadores em FIFA 21

Oito novas celebridades chegarão ao game.

Funimation lança app para celulares Android no Brasil

Agora é possível assistir aos seus animes favoritos em qualquer lugar.

Resident Evil Village terá dublagem em português do Brasil

É o primeiro jogo da franquia completamente localizado.

Novos estudos mostram como smartwatches podem ajudar a detectar COVID-19

Uma das pesquisas foi feita com pessoas da área da saúde.

Meitenkun é destaque em trailer inédito de The King of Fighters 15

O jogo segue sem plataformas definidas.