Início NOTÍCIAS Microsoft demite apresentadora do Xbox Brasil que foi vítima de assédio

Microsoft demite apresentadora do Xbox Brasil que foi vítima de assédio

A apresentadora Isadora Basile anunciou através do seu perfil pessoal na noite desta sexta-feira (16) que foi desligada pela Microsoft do cargo de apresentadora do Xbox Brasil. Desde que começou a trabalhar com a marca no início de setembro, Isadora denunciou ataques coordenados, incluindo ameaças de estupro e morte. Até o momento desta publicação, os perfis oficiais da Xbox Brasil não se pronunciaram sobre o caso.

Veja também:

isadora basile
No início de setembro, Isadora declarou que estava grata por ver um sonho se realizar. Foto: Reprodução/Twitter

Em seu perfil social, Isadora ressalta que contou com o apoio da família, namorado e amigos e que aprendeu a lidar bem com a situação com o passar do tempo, mas isso não significa que não estava mais acontecendo.

“Devido a todos esses ataques, a Microsoft encontrou como melhor opção me desligar do cargo de apresentadora para que eu não esteja mais exposta a situações como essas que se passaram”, escreveu em seu perfil. “Respeito a decisão da marca. Meu amor pela Xbox/Microsoft continua firme, como sempre esteve”, concluiu.

A decisão da empresa gerou revolta entre fãs e influenciadores, que fizeram com que a situação chegasse a fóruns estrangeiros e figuras internacionais como o jornalista Jason Schreier do Bloomberg, que já tinha comentado a falta de atitude da empresa e o uso da marca Xbox por parte de grupos racistas e sexistas no Brasil.

Falando ao site The Enemy, Isadora esclareceu que a demissão partiu de uma “orientação do time global de que não houvesse alguém à frente da marca numa exposição que pudesse causar os ataques ou ameaças”.

O The Squad entrou em contato com a assessoria da Microsoft e atualizará esta publicação quando houver um pronunciamento oficial.

Atualização – 16 de outubro, às 22h06: através do Twitter, a Xbox Brasil publicou uma nota referente à demissão da apresentadora Isadora Basile. De acordo com a empresa, foram feitas algumas mudanças na estratégia de conteúdo original de Xbox no Brasil, resultando em menos canais.

“Agradecemos a Isadora Basile e a talentosa equipe da agência por sua criatividade e contribuição ao Xbox Nerws. O portal Xbox Wire passa a ser nossa única fonte de notícias e conteúdo de alto impacto. O canal XboxBR continuará experimentando novas maneiras de entreter os gamers brasileiros”, escreveu a empresa, sem fazer menção aos ataques relatados pela apresentadora e noticiados pela mídia.

Bruno Magalhães
Editor do The Squad. É graduado em Letras, estudante de língua japonesa e amante de jogos de luta. Pode ser encontrado no Twitter.

Xbox Series X e Xbox Series S têm data de lançamento confirmada no Brasil

Os consoles chegam ao Brasil juntos com o lançamento global.

Executivo do Stadia gera polêmica ao defender que streamers devem pagar licença

Alex Hutchinson, diretor criativo do estúdio de Montreal do Stadia Games (antigo Typhoon Studios), causou polêmica na tarde desta quinta-feira (22) ao...

Kimetsu no Yaiba: Trem Infinito é sucesso de arrecadação no Japão

O longa-metragem segue sem previsão de estreia no Brasil.

Attack on Titan: voz brasileira de Eren Jaeger é revelada

A quarta temporada estreia ainda em 2020.

Google pode estar preparando Nest Hub para responder comandos sem palavra-chave

Ainda não há confirmação por parte da empresa.