A partir desde sábado (8), às 17h de Brasília, será dado início à terceira edição do campeonato de League of Legends da Liga do Surdos, organização de esports focada na inclusão no cenário competitivo de jogadores com perda auditiva. Um total de oito equipes formadas por jogadores surdos participarão do campeonato. Veja mais detalhes a seguir.

Leia também:

O torneio acontecerá sempre aos sábados e domingos até a grande final em 26 de setembro, data em que é comemorado o dia dos surdos no Brasil.

Neste torneio, oito equipes participarão da disputa pelo maior prêmio e, de acordo com André “NerdSurdo”, CEO e fundador da Liga dos Surdos: “as equipes têm seus próprios reservas, analistas, técnicos e até alguns diretores. Nossos jogadores e equipes estão evoluindo a níveis cada vez melhores, em busca de profissionalização e de oportunidades para também participarem do cenário tradicional.”

liga dos surdos
Oito times participarão da terceira edição da Liga dos Surdos de League of Legends. Imagem: Liga dos Surdos/Reprodução

As oito equipes foram divididas em dois grupos em um sorteio realizado dia 2 de agosto. Dentro de cada grupo, as equipes jogarão três turnos de partidas em formato MD1 (cada equipe se enfrentará três vezes) e os dois melhores times avançam para as semifinais do campeonato. As semifinais serão de eliminação simples com uma partida em formato MD5. Veja como ficou a divisão dos grupos.

Grupo A

Grupo B

Os times são formados por sete jogadores, sendo cinco titulares e dois reservas. Os cinco titulares são obrigatoriamente surdos e os reservas podem ser “amigos dos surdos”, que são pessoas portadoras de outras deficiências e que sabem falar LIBRAS — a Liíngua Brasileira de Sinais. Já a comissão técnica não é necessariamente composta por surdos.

De acordo com o NerdSurdo: “além destes requisitos, todos os jogadores precisam passar por uma aprovação pra jogar: no caso dos jogadores surdos, é necessário apresentar audiometria e laudo médico; nos interpretes de libras, é feita uma call de vídeo falando em libras e, para os outros PCD, apresentando os documentos comprobatórios da deficiencia.”

Você pode assistir todos jogos na stream oficial do NerdSurdo aos sábados e domingos, às 17h.