Desde 2006, os Miis (avatares personalizáveis da Nintendo) permeiam os jogos da empresa e até protagonizam suas proprias aventuras, como a série Wii e Tomodachi Life, mas nenhuma delas foi tão ambiciosa quanto Miitopia. Lançado originalmente em 2017 para Nintendo 3DS, Miitopia recebe agora uma edição definitiva para Nintendo Switch, que, apesar de não estar no nome, é o termo correto para esse relançamento.

Miitopia é um jogo de RPG de turnos com elementos de relacionamento entre os personagens. Na sua simples história, o vilão DarkLord rouba as faces de todos os moradores de Miiitopia e as aprisiona em criaturas mágicas como Borboletas, gnomos e sereias, cabendo ao nosso personagem e sua party a tarefa de salvar o seu mundo, devolvendo o rosto e emoções aos moradores.

Veja também:

Seja o que você quiser

miitopia

Quando iniciamos o game, temos que escolher a nossa classe dentre clássicas como Guerreiro, Mago e até mesmo algumas inusitadas como Chef e Popstar. Os jogadores também podem escolher uma característica de personalidade, como ser ‘cool‘, medroso, cauteloso ou animado, que traz variações de comportamento nas batalhas.

Escolher o cast de Miis que vão partilhar a aventura com você é uma das partes mais divertidas. O vilão da minha história é o Batman, meus parceiros de party iniciais foram o Toon Link como Guerreiro, Doutor Mario como Clérigo e o saudoso ex-presidente na Nintendo, Satoru Iwata. O grande charme do game é transformar e trazer todas as pessoas, personalidades e personagens que você gosta em uma mesma história.

Mii and you

Relacionamentos são a grande chave do gameplay. O jogo se desenrola como um RPG em que o único personagem que controlamos diretamente é o nosso, então desenvolver os vínculos entre os membros do grupo é essencial. Para isso, temos os ‘Outings‘ que funcionam como passeios entre os personagens, incluindo idas a cinemas, pesca e visitas a cafés onde acontecem alguns diálogos triviais, porém engraçados.

No sistema de batalha, temos como opção o golpe normal, mágico e os ‘temperos’, que concedem pequenas doses de HP, magia e até uma vida extra. Outra grande parte do sistema de combate do jogo vem das opções de personalidades. Elas trazem dinâmicas diferentes, por exemplo:

  • Se o Mii tem a personalidade medrosa, ele se esconderá atrás de um aliado para não levar dano;
  • Se um Mii tem personalidade gentil, ele conversará com um companheiro que acabou de sofrer um ataque para animá-lo e curá-lo.

Siga o The Squad no Twitter e fique por dentro das novidades!

Mas e a exploração?

miitopia

Na questão dos relacionamentos, a cada final de sessão de ‘fases’, temos uma parada em uma pousada. Nela recuperamos nossa vida, magia, conseguimos comprar armas, equipamentos e reagrupar os membros da party para que seu relacionamento melhore e seja mais efetivo nas batalhas. Se seu Mii é próximo de outro, ele receberá ajuda em combates, golpes mais fortes e efetivos, cura e até elogios, aumentando a performace do personagem.

Já a exploração é o ponto mais fraco do jogo. O único modo de exploração do game nada mais é que um corredor side scroller automático onde aparecem batalhas uma após a outra. Nada de exploração, saltos ou side quests. Simplesmente podemos de tempos em tempos escolher se vamos em uma rota superior ou inferior. Esse é um ponto que poderia melhorar muito, ganhando cenários exploráveis, sessões de plataforma e mini-games mais variados.

Principais diferenças

A versão de Miitopia para Switch é a definitiva. Além de trazer todo o conteúdo da versão de 3DS, ela traz gráficos atualizados e outras adições importantes. O companion de cavalo, adicionando mais um membro para sua party, traz golpes em conjunto especiais com cada parceiro da sua equipe.

Os passeios entre Miis e a customização de maquiagens e perucas também são uma adição muito bem-vinda. Com essa opção extra, os Miis ganham mais vida e os jogadores talentosos conseguem fazer belos trabalhos de adaptação, trazendo personagens famosos de outras mídias ao game.

Pra quem é Miitopia?

miitopia

Miitopia é um jogo leve, divertido, feito para dar risada e ser jogado em pequenas doses todos os dias. Customizar as suas companhias, batalhar ao lado dos seus amigos e ídolos em versão virtual é muito divertido. Vale ressaltar, no entanto, que ele poderia ser um pouco mais diverso em sistemas de gameplay.

Neste período de lançamento, Miitopia está à venda por R$ 249 na loja digital da Nintendo. Considerando a realidade brasileira, vale repensar a compra caso você tenha problemas com jogos repetitivos. No mais, ele é um jogo muito competente dentro do que se propõe.

A cópia do jogo foi cedida pela assessoria da Nintendo.

PRÓSCONTRAS
Fórmula divertidaModelagens de baixa qualidade
Universo cheio de personalidadeO próprio game sabe que é repetitivo
Visuais simples, mas bonitosFalta de opções de exploração
REVER GERAL
Diversão
Gráficos
Jogabilidade
Fator replay
Artigo anteriorThe Squad estreia na Twitch nesta próxima segunda-feira (7)
Envolvido na industria dos jogos desde o berço, estudante de lingua coreana. Interessado em cinema, tecnologia e sobretudo games.