Swimsanity! é um jogo de ação focado no multiplayer cooperativo em arenas desenvolvido pela Decoy Games LLC. Lançado no início de agosto para Nintendo Switch, PC, PlayStation 4 (PS4), Xbox One e totalmente localizado em português do Brasil, o game é focado na jogatina mais casual e tem belos gráficos 2D, remetendo bastante aos clássicos jogos flash que se popularizaram na internet no início dos anos 2000. Os jogadores podem escolher um personagem dentre quatro classes únicas — Médico, Arpão, Choque e Piranha — e suas diversas habilidades para derrotar hordas de inimigos marinhos e seus chefes gigantes como uma baleia azul raivosa e um camarão gigante.

Veja também:

Swinsanity!
Swinsanity! também apresenta modos competitivos para multiplayer local. Foto: Reprodução/Raul Vinícius

Como o jogo é apresentado como uma experiência cooperativa, jogar o modo Aventura sozinho é se mostra bastante desbalanceado e praticamente impossível chegar ao fim. A falta de explicação do que devemos fazer nas seis missões de história deixa a jogatina ainda mais confusa. O jogo obriga várias tentativas para entender o objetivo e isso gera apenas frustração.

Siga o The Squad no Twitter e fique por dentro das novidades!

Apesar desses problemas de estrutura, controlar o personagem por toda a tela atirando com pistolas e mísseis é divertido e responsivo. A trilha sonora, por sua vez, é básica e com uma premissa épica que visa deixar o jogador pronto para ação. Ela carrega aquele tom de aventura que remete aos filmes d’Os Vingadores.

swinsanity!
O jogo possuí crossplay entre plataformas, mas mesmo assim não foi possível encontrar partidas. Foto: Reprodução/Raul Vinícius

Um jogo que tem como seu chamariz ser uma experiência multiplayer tanto online como local precisa entregar isso aos seus compradores, mas não é o caso aqui. Minhas tentativas de encontrar partidas online foram todas inválidas, pois nunca encontrei partidas, não importando a hora do dia. Nem mesmo o suporte ao multiplayer crossplay, que unifica sua comunidade jogadora na teoria, foi o suficiente para encontrar partidas. A solução talvez seja convidar amigos que também tenham o jogo.

Pra quem é Swimsanity?

swinsanity
Golpe especial no modo horda. Foto: Reprodução/Raul Vinícius

Swinsanity! pode ser uma experiência bastante frustrante e é difícil decidir para quem indicá-lo. Como multiplayer online, ele não funciona e, como jogatina singleplayer, é difícil demais.

Caso você seja um fã de jogos no estilo shot’em up em tem várias pessoas à disposição para aproveitar um multiplayer local e se divertir no modo horda, ele vale a aquisição. No entanto, fica claro que é um jogo que precisa de mais polimento.

A cópia do jogo foi cedida pela Nintendo para a produção de review.