Início NOTÍCIAS

NVIDIA vai trazer Ray Tracing em tempo real e DLSS para aparelhos com ARM

Seguindo anúncio da compra da ARM pela NVIDIA em setembro do ano passado, a fabricante de placas de vídeo fez uma série de anúncios animadores na GDC 2021. Dentre eles, a empresa revelou que suas tecnologias baseadas nas RTX chegarão a aparelhos com processadores ARM.

Veja também:

Imagem mostrando Wolfenstein rodando num aparelho com processador ARM e RTX 3060. Foto: Divulgação/NVIDIA

Foram reveladas algumas demonstrações técnicas para apresentar, na prática, as tecnologias GeForce RTX pareadas com processadores ARM da MediaTek. Essa foi a primeira demonstração de cooperação entre tecnologias da NVIDIA e da ARM desde a aquisição. As demonstrações eram de Wolfenstein: Youngblood e The Bistro, do Open Research Content Archive.

A demo estava rodando em tempo real em um processador MediaTek Kompanio 1200 pareado com uma GeForce RTX 3060. A prévia de The Wolfenstein: Youngblood faz uso de reflexos gerados por ray tracing, é acelerado pela tecnologia NVIDIA DLSS. Já a de The Bistro mostra um cenário urbano altamente detalhado usando as tecnologias da RTX Direct Illumination (RTXDI) e NVIDIA Optix (NRD).

Siga o The Squad no Twitter e fique por dentro das novidades!

Uma postagem no blog oficial da NVIDIA listou todas as tecnologias envolvidas nas demos, sendo elas:

  • Deep Learning Super Sampling (DLSS): usa inteligência artificial para aumentar a taxa de frames e gerar imagens nítidas e bonitas em jogos;
  • RTX Direct Illumination (RTXDI): permite que desenvolvedores adicionem iluminação dinâmica nos ambientes dos jogos;
  • RTX Global Illumination (RTXGI): ajuda a recriar a maneira que a luz é refletida em situações que emulam realidade;
  • NVIDIA Real-Time Denoisers (NRD): uma biblioteca de redução de ruído em imagem que entra em funcionamento quando a quantidade de raios por pixel é pequena e;
  • RTX Memory Utility (RTXMU): que otimiza a utilização de memória gráfica em aplicações de forma geral.

PC Tseng, gerente geral da unidade de negócios multimídia da MediaTek, resumiu o anúncio dizendo que “A tecnologia RTX é a mais inovadora a chegar no PC nas últimas duas décadas. A MediaTek e a NVIDIA estão criando o alicerce de uma nova categoria de PCs de alta performance baseados em Arm”.

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile