Em um novo relatório financeiro publicado na madrugada desta quarta-feira (28), a Sony revelou que um total de 7,8 milhões de unidades de PlayStation 5 foram vendidas até o fim deste último ano fiscal, em 31 de março de 2021. Apenas em 2020, o console de nova geração já registrava 4,5 milhões de unidades vendidas. Isso significa que, em três meses, a base instalada do console aumentou em 3,3 milhões — que representa uma queda em relação ao período anterior.

Veja também:

playstation 5
PlayStation 5 supera vendas iniciais do PlayStation 4 apesar dos empecilhos da pandemia. Foto: Divulgação/Sony

Um dos principais motivos pelos quais o PlayStation 5 vendeu menos no primeiro trimestre de 2021 foi a dificuldade em suprir as demandas. O mercado sofre, atualmente, com uma escassez de componentes na indústria de eletrônicos devido à pandemia do Covid-19. Como consequência, os consumidores estão com muitas dificuldades para encontrar o console em estoque nas principais redes de varejo desde o seu lançamento.

Siga o The Squad no Twitter e fique por dentro das novidades!

O relatório aponta, ainda, que houve um aumento no número de assinantes do serviço PlayStation Plus, que é necessário para jogar online nos consoles da empresa. O número atual é de 47,6 milhões de assinantes, que representa um acréscimo de 14,7% em relação ao período anterior. Com relação ao lucro operacional no ano fiscal de 2020, os negócios da marca PlayStation registraram um recorde com 342,2 bilhões de ienes — o equivalente a US$ 3,14 bilhões.

Já no que diz respeito ao PlayStation 4, o console de antiga geração da Sony, ele vendeu mais um milhão de unidades no último trimestre e agora registra o total de 115,9 milhões. O número representa uma queda de 28,6% em comparação à marca de 1,4 milhão no mesmo período do ano anterior.

Apesar dos empecilhos provocados pela pandemia, o PlayStation 5 está vendendo um pouco mais do que o PlayStation 4 nesta época de lançamento. Até 31 de março de 2014, o console de antiga geração da Sony registrava 7,6 milhões de unidades vendidas.