Início NOTÍCIAS

PlayStation VR2 é revelado com suporte a 4K e novos recursos de imersão

A Sony revelou a sua nova geração de óculos de realidade virtual durante a CES 2022 na noite desta última terça-feira (4). Intitulado simplesmente PlayStation VR2, o periférico promete uma série de recursos para aumentar a imersão dos jogadores, incluindo suporte à resolução 4K, telas OLED com taxa de atualização de 90 e 120Hz, rastreamento ocular, vibrações no próprio headset, entre outros. No momento, não há detalhes sobre preço ou uma data de lançamento definida.

Veja também:

PlayStation VR2 é o nome da nova geração de óculos de realidade virtual da Sony. Foto: Divulgação/PlayStation Blog

Um dos principais problemas do primeiro PlayStation VR é a sua instalação, que demanda o uso de muitos cabos. Desta vez, a Sony garante que será muito mais simples de usar o novo periférico, bastando conectar um único cabo USB Tipo-C ao PlayStation 5. Além disso, o PlayStation VR2 é capaz de detectar os movimentos do jogador sem a necessidade de uma câmera externa, utilizando-se de três giroscópios e acelerômetros e quatro câmeras integradas.

Siga o The Squad no Twitter e fique por dentro das novidades

Entre os destaques do novo periférico também está o campo de visão expandido, que agora oferece 110º. Ainda para oferecer maior imersão, o headset conta com suporte a Áudio 3D e um sistema próprio de vibração, que busca simular acontecimentos do próprio jogo. De acordo com a empresa, os jogadores serão capazes de sentir o pulso acelerado do personagem em um momento de tensão, por exemplo.

Os controles do PlayStation VR2, chamados de Sense Controllers, têm recursos já conhecidos do DualSense. Entre eles vale citar o feedback háptico e os gatilhos adaptáveis, que aplicam resistência dependendo da ação do jogador.

Por fim, a Guerrilla e a Firesprite estão trabalhando em um spin-off de Horizon exclusivamente para PlayStation VR2. Intitulado Horizon: Call of the Montain, o jogo coloca o jogador num mundo distópico dominado pelas máquinas. Segundo a Sony, é possível esperar um novo nível de imersão em uma experiência única, desenhada para tirar proveito da tecnologia do hardware.

A seguir, é possível conferir a lista completa de especificações do periférico:

PlayStation VR2

Tipo de displayOLED
Resolução2000 x 2040 por olho
Taxa de atualização90Hz, 120Hz
Separação de lentesAjustável
Campo de visãoAproximadamente 110º
SensoresSensor de movimento: sistema de detecção de movimento de seis eixos (giroscópio de três eixos, acelerômetro de três eixos)​
Sensor de acessório: sensor IV de proximidade
CâmerasQuatro câmeras para headset e controle de rastreamento​
Câmera IV para rastreamento ocular por olho
FeedbackVibração no headset
Comunicação com o PS5Cabo USB Tipo-C
ÁudioEntrada: microfone embutido​
Saída: conector para headphone estéreo

PlayStation VR2 Sense (Controles)

Botões[Direita]​Botão PS, botão de opções, botões de ação (círculo/cruz), botão R1, botão R2, controle direito/botão R3[Esquerda]​Botão PS, botão criar, botões de ação (triângulo/quadrado), botão L1, botão L2, controle direito/botão R3
Detecção/rastreamentoSensor de movimento: sistema de detecção de movimento de seis eixos (giroscópio de três eixos, acelerômetro de três eixos)​Sensor capacitivo: detecção de toque de dedoLED IV: rastreamento de posição
FeedbackEfeito de gatilho (no botão R2/L2), resposta tátil (por um único atuador por unidade) 
PortaPorta USB Tipo-C
ComunicaçãoBluetooth versão 5.1​
BateriaTipo: bateria recarregável de íon de lítio integrada

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile