O clássico Pokémon Red, lançado para Game Boy em 1996, agora pode ser jogado através de um avatar do Twitter. A cada 15 segundos, a foto de perfil é alterada conforme as escolhas dos usuários, que são decididas com base nas mais comentadas. Quem conseguiu criar esta façanha foi o programador Constanti Liétard.

Veja também:

pokémon red twitter
Clássico do Game Boy, Pokémon Red agora pode ser jogado via Twitter. Foto: Divulgação/Nintendo

Os usuários controlam o jogo respondendo uma thread do Twitter com comandos básicos: “Up”, “Down”, “Left”, “Right” e demais outros. O comando mais comentado é enviado ao game enquanto a foto de Liétard é atualizada imediatamente.

A brincadeira começou no último final de semana e se popularizou rapidamente. O sucesso foi tanto que o programador teve que reiniciar o game algumas vezes para colocar mais comandos para os usuários. Além disso, devido ao alto engajamento, um servidor dedicado foi criado no Discord, assim os interessados podem decidir quais são as melhores decisões a se tomar para o avanço do game.

Para garantir que o progresso não seja perdido, Liétard entra manualmente em Pokémon Red todas as noites e salva a progressão do dia.

Siga o The Squad no Twitter e fique por dentro das novidades!

Em 2014, o mesmo fenômeno aconteceu com os fãs de Pokémon, porém ele ocorreu na Twitch e ficou conhecido como Twitch Plays Pokémon (Twitch Joga Pokémon). O evento foi uma tentativa de jogar os títulos da franquia apenas com comandos enviados dos usuários no chat. A ideia original foi concebida por um desenvolvedor australiano anônimo e, coincidentemente, também começou com Pokémon Red.

Na época, o evento foi um enorme sucesso e teve em média 80,000 espectadores simultâneos. A Twitch revelou que 10% dos usuários participaram da brincadeira. Pokémon Red foi finalizado algumas semanas depois, no dia 1° de março, depois de 16 dias de gameplay contínua e com 1.16 milhões de participantes.

Será que os usuários do Twitter conseguirão zerar o game em menos dias?