Desde o lançamento oficial de VALORANT, o novo FPS da Riot Games, os desenvolvedores vêm enfrentando uma série de problemas para resolver. Boa parte deles já foi solucionada na fase beta do jogo, onde várias chaves foram distribuídas para jogadores que assistiram a transmissões ao vivo do jogo pela Twitch, mas alguns erros ainda persistem e podem ser resolvidos pelo próprio usuário. Veja, a seguir, os principais problemas com Valorant e suas possíveis soluções.

Leia também:

Seu PC roda VALORANT?

problemas com valorant
Requisitos mínimos, recomendados e ótimos para rodar VALORANT. Imagem: Kahlil Salome/Reprodução

Se o seu jogo não abre, antes de tentar alguns procedimentos, verifique se o seu PC roda VALORANT. A promessa da Riot é de que o jogo funciona mesmo em processadores bastante antigos, mas seu computador pode não atingir os requisitos mínimos necessários de processador, memória RAM ou memória de vídeo.

O Riot Vanguard está rodando?

problemas com valorant
Habilite o Vanguard para inicializar automaticamente com o Windows. Imagem: Kahlil Salome/Reprodução

Um dos pontos mais controversos de VALORANT é o sistema de anti-cheat implementado. Muito criticado por diversos usuários, o Vanguard é instalado junto com o game da Riot Games e é inicializado junto com o Windows. Porém, é conhecido por resultar em vários problemas e frustrações.

A maioria destes problemas pode ser resolvida com uma simples reinicialização do sistema para que o Vanguard seja carregado corretamente, mas, para garantir que o anti-cheat abra na inicialização, aperte Ctrl + Shift + Esc para abrir o Gerenciador de Tarefas no Windows, vá para a aba Inicializar e procure pelo aplicativo Vanguard Tray Notification. O status desse aplicativo deve estar Habilitado. Caso não esteja, clique com o botão direito do mouse em cima do aplicativo e selecione Habilitar. Após esse procedimento, reinicie seu computador.

Durante a fase Beta de VALORANT, o Vanguard causou polêmica após relatos de usuários que perderam fontes de computadores e até mesmo placas de vídeo, além de ocorrências em que o anti-cheat desabilitava programas de controle de temperatura de vários usuários. Este caso ainda provoca preocupação até hoje nos jogadores do FPS competitivo, mas não há mais relatos de máquinas sendo danificadas.

Erro 29

problemas com valorant
Habilite o VALORANT, o Vanguard e o inicializador do jogo no firewall do Windows. Imagem: Kahlil Salome/Reprodução

O erro 29 (Error Code: 29) é uma falha de comunicação entre o VALORANT e dois possíveis programas: o seu antivírus e o Firewall do Windows. Para solucionar este problema, siga os passos abaixo:

  • No menu iniciar, digite Windows Defender Firewall e clique nele;
  • Clique em Permitir um aplicativo ou recurso através do Windows Defender Firewall no menu a esquerda;
  • Clique em Alterar configurações;
  • Remova quaisquer entradas de VALORANT e do Cliente da Riot caso exista alguma;
  • Adicione uma nova entrada em Permitir outro aplicativo;
  • Na janela Adicionar Aplicativo, clique em Procurar e localize o arquivo VALORANT.exe (o caminho padrão é C:\Riot Games\VALORANT\live\VALORANT.exe), adicione às novas exceções do firewall e clique em OK;
  • Nas exceções do firewall, marque todas as caixa para VALORANT e clique em OK;
  • Repita o mesmo processo para adicionar uma exceção para o Vanguard (o caminho padrão do anti-cheat é C:\Program Files\Riot Vanguard\vgc.exe) e clique em OK;
  • Repita o processo novamente para adicionar uma exceção para o Inicializador (o caminho padrão para o programa é C:\Riot Games\Riot Client\RiotClientServices.exe) e clique em OK;
  • Tente iniciar o jogo novamente;
  • Caso esse procedimento não funcione, reinicie o jogo como administrador;
  • Se reiniciar o jogo não funcionar, reinstale como administrador;
  • Caso a reinstalação não resolva o problema, habilite os três programas no seu antivírus;
  • Se você ainda não conseguiu abrir o jogo, veja ao fim da matéria como solicitar o suporte da Riot.

Erro 43

O erro 43 (Error Code: 43) é um erro da inicialização de VALORANT. Imagem: Kahlil Salome/Reprodução

Outro erro muito comum é o erro 43, que ocorre quando o VALORANT não inicia corretamente. As soluções são diversas e você deve testá-las na seguinte ordem:

  • Reinicie o jogo;
  • Reinicie o computador;
  • Verifique o driver da placa de vídeo e reinicie o computador;
  • Reinstale o VALORANT e o Vanguard.

Caso nenhum desses passos resolva seu problema, será necessário enviar uma mensagem ao suporte da Riot. Veja abaixo como entrar em contato com os desenvolvedores.

Seus problemas com Valorant não foram resolvidos? Veja outros erros e soluções ou contate o suporte

Envie um ticket para a Riot caso seus problemas com Valorant não tenham sido resolvidos. Imagem: Kahlil Salome/Reprodução

Além das mensagens de erro listadas, a Riot disponibilizou uma lista com soluções simples para as mensagens de erro que aparecem no VALORANT. Caso o erro persista, o jogador pode ainda entrar em contato com o suporte da Riot pelo link disponibilizado na página e aguardar uma resposta dos desenvolvedores. Clique aqui para ver todos os códigos de erro de VALORANT.

Quer saber mais sobre VALORANT? Continue acompanhando o The Squad!