Após meses de muito suspense, O PlayStation 5 (PS5) teve a sua interface de usuário revelada oficialmente pela Sony, assim como algumas das suas funções que são pensadas na velocidade para acessar tanto recursos do sistema como atividades dentro dos games. O console de nova geração da Sony estará disponível no Brasil a partir de 19 de novembro em dois modelos: um com leitor de discos e outro focado apenas e mídia digital. Maiores detalhes, incluindo o preço, podem ser conferidos aqui.

A prévia publicada conta com aproximadamente 12 minutos de duração e passa tanto pelo design do menu do PlayStation 5 como também por funcionalidades como o Centro de Controle, a aba de Atividades e muito mais.

Veja também:

ps5 interface
A PlayStation Store será integrada ao sistema do PS5 e não um aplicativo à parte. Foto: Reprodução/PlayStation

De acordo com a empresa, o tempo de jogo “é precioso e deve ser significativo”. Pensando nisso, vários aspectos da interface foram criados para tornar a experiência de jogo mais divertida, atraente, personalizada e social.

Através do chamado Centro de Controle, os usuários têm acesso a tudo que precisam do sistema com o pressionar de um único botão e sem a necessidade de sair do jogo. Além disso, o menu de Atividades mostra a progressão dentro do jogo, permitindo até mesmo voltar para coisas que tenha deixado para trás, entrar direto em fases e desafios específicos e muito mais. No vídeo, o jogo Sackboy: Uma Grande Aventura é útilizado como exemplo.

Siga o The Squad no Twitter e fique por dentro das novidades!

Alguns jogos selecionados ainda oferecem um menu de dicas oficiais para que assinantes do PlayStation Plus possam completar desafios e garantir itens colecionáveis sem a necessidade de pesquisar na internet.

ps5 interface
As Cartas da interface do PlayStation 5 mostram a progressão em um game específico e permite completar desafios com facilidade. Foto: Reprodução/PlayStation

Com relação aos elementos sociais, além de ser possível criar grupos de texto e chats por voz, os jogadores podem compartilhar as telas dos seus jogos ao vivo. Existe ainda a opção de exibí-las no formado Picture-in-Picture no canto da tela para jogar e assistir aos amigos ao mesmo tempo.

Diferentemente do PlayStation 4 (PS4), a PlayStation Store do PlayStation 5 (PS5) não será um aplicativo à parte, mas sim algo integrado ao sistema. Isso promete uma navegação muito mais rápida pela loja.

O vídeo pode ser conferido na íntegra a seguir: