InícioTECHQualcomm lança novas versões da linha de processadores Snapdragon

Qualcomm lança novas versões da linha de processadores Snapdragon

Sempre quando o fim do ano se aproxima, a Qualcomm se prepara para o próximo ano e lança suas versões da linha Snapdragon de processadores. Este ano, o evento aconteceu no Havaí no dia 3 de dezembro e apresentou os novos Snapdragon 865, 765 e 765G — todos com tecnologia 5G embarcada.

Veja também:

Não foram mencionados os processadores das séries 600 e 400. Fica pra depois ou o novo processador baratinho é o próprio 765? Foto: Reprodução/Tecnoblog

No evento Snapdragon Tech Summit, a Qualcomm disse que o novo Snapdragon 865 oferecerá uma grande variedade de melhorias em relação aos modelos existentes — especificamente nos quesitos de performance, fotografia com uso de inteligência artificial e desempenho para jogos.

Além das óbvias vantagens da conectividade 5G, de acordo com o The Verge, o novo topo de linha da empresa ganhou 25% a mais de desempenho tanto na CPU quanto na GPU em relação ao modelo anterior. O salto foi menor em relação aos 40% do ano passado por conta da mudança de arquitetura que foi feita no Snapdragon 855, o primeiro processador com a tecnologia de 7 nanômetros.

Se você comprar um topo de linha do ano que vem, provavelmente terá este cara dentro. Foto: Reprodução/The Verge

Outra vantagem do novo processador é a possibilidade de utilizar uma nova tecnologia de sensor biométrico chamada 3D Sonic Max. É um leitor de impressões digitais ultrassônico com uma área 17 vezes maior que a da geração anterior (usado na maioria dos sensores sob a tela esse ano) que permite desbloquear o celular com duas digitais simultâneas e teoricamente aumentar a segurança.

Voltando as atenções aos “irmãos menores” da família apresentados ontem: o Snapdragon 765 e sua versão voltada para games, o 765G, são os primeiros processadores da linha 700 a ter conectividade 5G e seguem o mesmo plano da linha 730 e 730G utilizada no ano passado.

O Snapdragon 765 vai ajudar muita gente a usar 5G sem ter que gastar horrores com celulares topo de linha. Foto: Reprodução/Tecnoblog

De acordo com o Tecnoblog, o modelo com “G” no final tem um processador gráfico mais poderoso e faz parte do programa Snapdragon Elite Gaming. Processadores da linha 700G têm recursos adicionais para jogos como controle de latência, otimização de áudio para fones Bluetooth, suporte a renderização de conteúdo em HDR10 e extensões anti-trapaça.

Além de melhorar o processamento de múltiplas câmeras em celulares de custo mediano, este processador abaixa um pouco a “barra” do acesso ao 5G. O grande porém é que, tanto nos EUA quanto no Brasil, a nova geração de internet móvel ainda não se popularizou e o leilão de frequências aqui corre o risco de atrasar para o último trimestre de 2020 devido a possíveis interferências com a TV aberta via satélite.

Você aproveitou pra trocar de celular nessa Black Friday ou preferiu esperar o 5G ano que vem? Foto: Reprodução/The Verge

Enquanto ainda não temos lançamentos já com esses novos processadores embarcados, ficamos aguardando o desfecho do drama do leilão de frequências no Brasil e, mais importante, dos primeiros eventos de lançamento no início do ano que vem que alcançam seu ápice no Mobile World Congress.

Eric de Oliveira
Redator de tech e animes no The Squad. Adoro videogames, filmes e séries. O feijão é em cima do arroz e o papel higiênico tem que ficar com a ponta pra fora.