6. Antes de começar: um pouco sobre o game

Uma das franquias de jogos de luta que marcaram os anos 90, Samurai Shodown finalmente fez seu regresso após onze anos fora dos holofotes. A desenvolvedora SNK usou todo o seu aprendizado com o controverso The King of Fighters XIV para criar um jogo que atenda às expectativas dos fãs e que ao mesmo tempo chame a atenção de novos jogadores.

Como a série de luta de espada segue um estilo mais lento e calculista, no qual cada golpe causa um absurdo de dano e pode definir uma partida, é normal que muitos jogadores se sintam perdidos. Por isso, fizemos uma lista com 5 dicas para mandar bem no novo game de luta.

Clique em “próximo” ou deslize para a esquerda para ver o que reservamos para você!

5. Conheça seus golpes canceláveis

Golpes fracos e médios costumam ser canceláveis em especiais, mesmo na distância máxima. Foto: Reprodução/Bruno Magalhães

Em Samurai Shodown, os golpes defendidos costumam deixar o boneco em uma situação de vunerabilidade por causa do impacto. Nesse intervalo de tempo, é possível usar um golpe rápido o suficiente para “punir” o oponente. A ideia é que o jogador conheça os seus golpes mais rápidos e que permitem cancelamento em um especial de comando para otimizar o dano nessa condição!

Caso a barra de Ikari (fúria) esteja cheia, é possível ainda cancelar um golpe normal no Especial de Desarmamento, que dá muita vantagem na partida. Se você começar a aproveitar as oportunidades para causar dano no oponente, você estará mais perto da vitória!

4. O oponente está vulnerável? Puna!

O oponente está com os bracinhos para cima e sairam faíscas? É hora de punir! Foto: Reprodução/Bruno Magalhães

Lembra-se do que falamos sobre Samurai Shodown ser um jogo mais lento? Isso também significa que as decisões erradas deixam o jogador incapaz de se movimentar por bastante tempo. É importante reconhecer quando o adversário é incapaz de se proteger após ter um golpe defendido ou quando ele toma outras decisões mais simples, como pular ou agarrar — em especial quando ele erra a distância e agarra o vento.

Experimente botões diferentes para cada situação. Se você conseguir encaixar uma espadada forte para punir o oponente, a recompensa será gigantesca!

3. Reconheça padrões e bole armadilhas

O oponente gosta de pular com uma espadada forte e mandar outra no chão? O parry é uma ótima punição! Foto: Reprodução/Bruno Magalhães

É natural que os jogadores de jogos de luta tenham algumas manias. Várias das decisões ofensivas ou defensivas tendem a seguir um “padrão” que pode ser decifrado pelo oponente e usado a seu favor. Há uma resposta para tudo: se o oponente pula muito, busque por golpes anti-aéreos; se ele gosta de abusar de golpes fortes após defender um golpe seu, use o parry universal para desarmá-lo.

O que separa os bons jogadores dos maus jogadores é justamente a capacidade de adaptação durante a partida. Isso não é algo que aprendemos de uma hora para outra, mas o primeiro passo sempre parte dos pequenos padrões: veja como seu oponente age após defender um golpe ou após você se movimentar.

2. Esquive para evitar agarramentos

Errar um agarramento no Samurai Shodown é fatal, mas ainda há opções se formos agarrados! Foto: Reprodução/Bruno Magalhães

Tomar um agarramento no Samurai Shodown pode trazer muita dor de cabeça. Diferente de Street Fighter ou Mortal Kombat, um agarramento pode converter em combo no game da SNK e pode custar uma partida, mas há opções defensivas para evitarmos o pior: a esquiva universal e a barra de fúria.

Caso você saiba que o oponente vai agarrá-lo, você pode usar a esquiva universal para forçá-lo a errar. Isso vai abrir margem para uma punição grande, pois a animação demora muito para acabar. Caso você seja agarrado e não queira tomar o dano para evitar uma morte, também é possível explodir a barra de fúria para criar distância entre os personagens.

1. Tem momento certo pro Super Especial!

O Super Especial causa um dano devastador e define partidas. Foto: Reprodução/Bruno Magalhães

O Super Especial do Samurai Shodown é uma técnica que causa um dano devastador — aproximadamente 80% da barra de vida do oponente vai embora num piscar de olhos. No entanto, o seu uso é complexo porque a habilidade tem vários quadros de startup na sua animação — ou seja, ele demora para atingir o oponente. Por causa disso, há momentos certos para desferir esse golpe mortal.

O jogador pode fazer um parry no ataque do oponente e soltar um Super Especial em seguida para garantir que vai acertar. Uma outra forma é forçar que o oponente solte um “shoryuken”, que é super vulnerável caso defendido, para recepcioná-lo no chão com um Super Especial. Alguns Super Especiais ainda são capazes de atingir à distância — sendo perfeitos para punir bonecos de controle como a Wu-Ruixiang, por exemplo.