Quem acompanha o mercado de games sabe que o alicerce dessa economia em ascensão são as três maiores empresas de consoles: Sony, Microsoft e Nintendo. As três se uniram em prol de um bem maior, anunciando a criação de um conjunto de protocolos de segurança para moderação das suas plataformas online.
Veja também:
- Sony considera expandir a PS Plus Collection no futuro
- Veja apps multimídias disponíveis no Xbox Series X
- Nintendo eShop chega ao Brasil, saiba tudo sobre a estreia da loja

As três empresas postaram simultaneamente um comunicado à comunidade que diz que “Proteger os jogadores online requer uma abordagem multidisciplinar que combine os benefícios de tecnologia avançada, uma comunidade atenciosa e uma monitoração feita por pessoas capacitadas”. Microsoft, Sony e Nintendo apontaram princípios pela as quais irão trabalhar nesta área.
Siga o The Squad no twitter e fique por dentro das novidades!
Os novos princípios serão divididos em três pilares principais:
- Prevenção: permitir que os jogadores customizem seus controles de privacidade, promover a existência desses controles e torná-los fáceis de se usar;
- Parceria: por hora, esse pilar inclui promessas de cooperar com outras organizações e agências de classificação etária;
- Responsabilidade: inclui um compromisso com a transparência sobre as regras e com a facilitação dos meios que permitem aos jogadores reportarem pessoas que quebram as regras.

O anúncio não tem detalhes específicos em mudanças de políticas de uso ou em como esses novos princípios irão mudar a integração entre as plataformas. Mas a solidariedade e cooperação entre essas empresas é algo louvável e que deveria ser tomado como exemplo pelos fãs que entram em atritos constantes, e por vezes desnecessários na “guerra dos consoles”.