O Spotify anunciou recentemente uma série de mudanças de design que tinham como objetivo melhorar a usabilidade dos aplicativos. Dessa vez, a plataforma comunicou em seu blog oficial a vinda de novidades com foco em melhorar a acessibilidade do app, especialmente para pessoas com problemas de visão.

Veja também:

spotify
Os botões terão mudanças de design para ficarem mais visíveis em condições adversas. Foto: Divulgação/Spotify

A primeira mudança foi no design e na cor dos botões. Grande parte de interação dos usuários com os aplicativos é por meio de botões, então as mudanças tornam as interações mais fáceis e os botões em si mais visíveis para facilitar o acesso a pessoas que tenham a visão reduzida por quaisquer condições. Ela também facilita a visualização em momentos que a tela tenha baixa luminosidade ou alta taxa de reflexos.

Siga o The Squad no Twitter e fique por dentro das novidades!

Outra mudança interessante foi a adição da opção de deixar o texto em todo o aplicativo ainda mais visível de acordo com as configurações de acessibilidade do telefone. Para aumentar o tamanho das fontes, basta ir no menu de configurações e entrar em Acessibilidade, depois é só entrar no menu do tamanho de texto e ajustar. É importante lembrar que aumentar muito o texto pode interferir com alguns botões.

spotify
Transcrição automática tem várias utilidades além de melhoria de acessibilidade. Foto: Divulgação/Spotify

A mudança que encerra o trio anunciado estará disponível apenas em beta limitado para podcasts selecionados no Spotify Original e para exclusivos, tanto no iOS quanto no Android. A nova função é a transcrição automática do áudio de podcasts, o que permitirá que os usuários acompanhem a conversa mesmo sem som.

Além de ser uma boa ajuda para ambientes muito barulhentos, também melhora a acessibilidade com pessoas que tenham limitações na audição e é uma ótima opção para estudantes de língua estrangeira acompanharem e aprenderem um novo idioma. As mudanças acontecerão tanto no iOS quanto no Android e foram anunciadas para as próximas semanas sem data definida.