Início ESPORTS Street Fighter

Correção de netcode caseira para Street Fighter V é lançada para PC

Um dos principais problemas enfrentados pela comunidade de Street Fighter V é o netcode que, desde o Beta de 2015, apresenta lag e teletransportes unilaterais conforme os jogadores perdem sincronia, seja devido a quedas de quadros por segundo ou perdas de pacotes de internet. Como uma forma de protesto, um usuário do Reddit chamado Altimor conseguiu trabalhar em uma correção para a versão de PC com engenharia reversa e que, segundo ele, levou apenas dois dias para ficar pronta.

Veja também:

Street Fighter V está próximo ao fim do seu ciclo e receberá Champion Edition em fevereiro. Foto: Reprodução/Bruno Magalhães

Segundo o autor, os problemas com o online do jogo são decorrentes de um bug que permite que uma pessoa sofra atraso em relação a outros jogadores online, provocando teletransportes e lag artificial como uma forma de tentar sincronizar ambos. O patch caseiro basicamente faz checagens e ajustes contínuos para evitar que o recebimento de dados entre os jogadores fuja de controle.

“Isto levou dois dias para fazer, enquanto a Capcom não corrigiu o bug em quatro anos. A maior parte foi engenharia reversa. Isso levaria apenas trinta minutos com o código-fonte”, escreveu o autor.

Patch caseiro de SFV causa impasses e divide crossplay. Foto: Reprodução/Bruno Magalhães

Vários jogadores notórios da cena nacional e internacional fizeram testes com a correção e constataram o seu funcionamento, mas há consequências por utilizá-la. Embora a qualidade da partida seja ideal para quem aplicar a correção no PC, os problemas de rollback unilateral, se acontecerem, serão experienciados apenas pelo jogador sem a correção e em maior intensidade. Isso gerou polêmicas devido ao recurso crossplay com o PS4 que marca presença no jogo desde o seu lançamento, pois os jogadores do console não têm como instalar a correção até o momento e, em razão disso, os já conhecidos problemas de conexão são jogados para eles.

Até o momento, a Capcom não se pronunciou sobre a situação, mas revelou que haverá uma manutenção de servidor na próxima terça-feira (14). No entanto, não há indicativos de que a empresa fará algo com relação ao netcode ou se trabalhará apenas em correção de bugs de personagens.

Keoma Pacheco, um dos principais competidores da cena brasileira de Street Fighter, produziu um vídeo sobre a o patch caseiro que pode ser conferido a seguir:

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile