Uma grande parte da experiência de usar a internet são os anúncios. Eles podem ser desde os mais sutís como o Facebook tenta tornar os seus até os mais intrusivos possíveis como anúncios de tela cheia no Twitch, motivando usuários a contornar esse “problema” usando adblock — programas e extensões que bloqueiam anúncios. Aparentemente, a Twitch cansou da brincadeira e começou a “atirar de volta”.

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Como citado pela streamer Lowco no Twitter (@Lowco2525), quando o Twitch detecta que um usuário está usando ferramentas de adblock, ele recebe uma tela similar ao anúncio de tela cheia com uma mensagem que diz: “obrigado por assistir. Você deve estar usando uma ferramenta de terceiros ou navegador que está impactando na performance do site […]”.

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A mensagem se repete aproximadamente a cada 10 minutos e continua incessantemente até que você desative o bloqueador de anúncios. O alvo inicial parecem ter sido os usuários do uBlock e, de acordo com o The Verge, um porta-voz do Twitch disse que os usuários que receberam esse aviso estavam usando ferramentas que mexiam no código do site e por isso foram notificados.

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O problema de todo mundo não é com anúncios, é com o fato deles atrapalharem na experiência de uso. Foto: Reprodução/Reddit

Enquanto é entendível que todo o modelo de negócios do Twitch gira em torno de propaganda e que a exibição é importante para remunerar os criadores, momentos ao vivo e jogadas cruciais levam segundos e podem ser perdidos com o surgimento de uma propaganda repentina, que não é aplicada manualmente pelo streamer.

É justo que a Twitch queira manter e melhorar sua renda, mas também é importante tomar ações para transformar seus anúncios em opções mais viáveis para conteúdo ao vivo. Inserts nos cantos da tela, anúncios entrando no chat ou anúncios de tela cheia que sejam adiáveis funcionariam bem e retirariam o incentivo para o uso do bloqueadores.

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Lembram quando o máximo do incômodo que anúncios causavam eram esses banners? Foto: Reprodução/Instapage

Enquanto esse cabo de guerra continua, os streamers são quem mais perdem e justamente por isso Lowco diz que “eu acho que o Twitch pode fazer muito melhor em relação a isso, criar propaganda, algo que funcione para streamers.” Em setembro deste ano, parceiros e afiliados do Twitch estavam ganhando US$ 3,50 pra cada 1000 visualizações em anúncios.

Além do valor ser relativamente pequeno considerando a quantidade de pessoas que precisam ver os anúncios, a plataforma está testando anúncios no meio da transmissão que não podem ser controlados pelo streamer, algo que visa o lucro, mas claramente é a pior opção possível se você quer reter público. Resta esperar para ver o desfecho desse embate, mas uma coisa é certa: se o usuário estiver insatisfeito, ele simplesmente acha uma opção melhor.