O Twitter está avançando cada vez mais em sua cruzada contra as fake news e desinformação no geral. Durante as eleições dos EUA, a rede social introduziu um novo tipo de marcação para tweets contendo desinformação e aparentemente o próximo passo é mostrar ao usuário um alerta quando ele curtir um tweet marcado como informação falsa ou enganosa.

Veja também:

De acordo com um tweet da conta de suporte do Twitter (@TwitterSupport), a nova iniciativa é vital e a simples adição desses avisos em tweets que continham informações sem fontes confiáveis ajudou a reduzir a reprodução desse tipo de tweet em 29%. Esse é o motivo da expansão dessa iniciativa.

Atualmente quando você tenta retweetar um tweet que contém informação considerada incorreta ou falsa o Twitter já pergunta se você realmente quer compartilhar essa informação. Além disso você recebe um link para informações relacionadas que são provenientes de “fontes com credibilidade” de acordo com os padrões da própria rede social.

Siga o The Squad no Twitter e fique por dentro das novidades!

twitter fake news
A marcação de tweets com informações questionadas já existia, mas agora você recebe um alerta ao dar um “gostei”. Foto: Reprodução/Twitter

Desinformação e pós-verdades se tornaram um verdadeiro problema nas redes sociais nos últimos anos. É justo que o Twitter esteja trabalhando ativamente em soluções no combate às fake news. Mesmo que as fontes oferecidas pela rede não sejam necessariamente as melhores, apenas o ato de forçar o usuário a pensar com mais calma e saber o que está compartilhando já ajuda bastante.

Para mais notícias sobre o mundo da tecnologia e redes sociais, continue acompanhando o portal The Squad diariamente.