Desde o seu lançamento, o Nintendo Switch criou um novo nicho de mercado que inspirou várias cópias chinesas do seu formato usando Android e Windows, mas sempre com a mesma proposta. Agora, rumores indicam que a Valve quer entrar mais uma vez na brincadeira do hardware com um novo projeto similar ao console da japonesa.

Veja também:

Imagem do código referenciando no novo dispositivo da Steam. Foto: Reprodução/The Verge

Pavel Djundik, afiliado ao site SteamDB, encontrou informações dentro do banco de dados da nova versão beta do cliente da Steam que referenciam o controle “Neptune” e várias menções a um “SteamPal”. Esse novo nome supostamente seria o novo console da empresa que virou alvo de diversos rumores.

De acordo com o Ars Technica, referências ao Neptune começaram em setembro do ano passado e, de lá pra cá, a Valve vem trabalhando num dispositivo que supostamente tem uma tela de toque, um touchpad, botões, gatilhos e analógicos que provavelmente roda Linux e terá uma série de jogos otimizados da Steam.

Siga o The Squad no Twitter e fique por dentro das novidades!

valve
A tentativa das Steam Machines não trouxe o impacto esperado e agora o “SteamPal” aparenta ser uma nova tentativa. Foto: Reprodução/Adrenaline

Entre os rumores mais interessantes, o Reddit especulou que o novo console teria uma APU desenvolvida pela AMD, uma tela de 7 ou 8 polegadas e um preço estimado de US$ 399,00 — R$ 2122,40 em conversão direta. A esperança de muitas pessoas é que isso venha aliado a uma parceria com a Microsoft para que a compatibilidade maior do Windows 10 pese a favor do portátil.

Por fim, também se especula que o console terá a mesma capacidade de conectar em um dock usando uma porta USB-C. Ainda segundo a fonte, os trabalhos estão em andamento e existe a possibilidade do “SteamPal” chegar ao mercado antes do fim deste ano. Vale lembrar que a Valve pretende se apresentar um dia depois da E3 2021 com o evento Steam Next Fest, em 16 de junho, às 14h de Brasília.