Depois de ser o primeiro país a iniciar testes da funcionalidade e de assistir à função quase sair primeiro aqui no Brasil, a Índia finalmente recebe a opção de pagamentos de pessoa para pessoa via WhatsApp. A função usa o próprio sistema de pagamento unificado da Índia chamado de UPI — similar ao recém-lançado Pix no Brasil.

Veja também:

whatsapp
Demonstração de onde aparece o menu de pagamentos dentro do aplicativo. Foto: Reprodução/comofazer.online

De acordo com o Android Police, a princípio, o aplicativo terá suporte aos cinco maiores bancos do país: ICICI Bank, HDFC Bank, Axis Bank, State Bank of India e Jio Payments Bank. Essas informações confirmam o que foi dito ainda em maio quando foram listados os parceiros para pagamentos, com excessão do banco Jio Payments.

Siga o The Squad no Twitter e fique por dentro das novidades!

Para enviar dinheiro pelo aplicativo, é necessário ter uma conta em um dos bancos listados e um cartão de débito já que o WhatsApp apenas envia instruções de uma solicitação de pagamento usando o UPI. A função tem princípios de segurança e privacidade como requisição de um PIN do UPI para cada pagamento. É possível mandar dinheiro para qualquer pessoa usando aplicativos com suporte a UPI.

whatsapp
A opção de pagamentos também aparecerá junto das opções de anexo no menu do clipe. Foto: Reprodução/Android Police

O WhatsApp diz em comunicado que a função de pagamentos ficará disponível para todos com a última versão do aplicativo para Android e iOS mas existe uma última barreira do órgão regulador de pagamentos bancários na Índia que só permite lançamentos graduais de funções como esse com no máximo 20 milhões de pessoas por vez.