Início TUTORIAL

WhatsApp Web e Desktop: como usar o aplicativo no PC

O WhatsApp acabou se tornando o aplicativo padrão pra envio de mensagens via celular em vários países incluindo o Brasil. Muita gente passa o dia no trabalho ou em casa em frente ao computador e, pensando nisso, a empresa criou duas opções pra esse uso: as versões WhatsApp Web e WhatsApp Desktop. Confira, a seguir, como usar o aplicativo no computador.

Veja também:

A versão desktop poder ser encontrada diretamente na Microsoft Store ao pesquisar por “WhatsApp”. Foto: Reprodução/Eric de Oliveira

WhatsApp Desktop

Esta é a versão de desktop é um aplicativo do Windows ou Mac que é encontrado em suas respectivas lojas. Depois de baixar e abrir o aplicativo no computador, você irá se deparar com uma tela explicando que você deve ir no celular e apertar o Menu (os três pontinhos no canto superior direito da tela inicial) no caso do Android ou Configurações (a engrenagem no canto inferior direito da tela inicial) no caso do iOS.

Demonstração de onde você irá encontrar o menu de login do WhatsApp Web em celulares com Android. Foto: Reprodução/Eric de Oliveira

Depois de entrar nesses menus, você irá encontrar a opção de WhatsApp Web que te levará pra tela de scanner. O scanner irá ativar a sua câmera e você deve apontar a câmera do celular pro código QR que aparece na aplicação de PC. Depois disso, é só usar seu WhatsApp diretamente no computador, mas lembre que o celular deve estar sempre conectado à internet para que ele funcione.

WhatsApp Web

No caso da versão web, as coisas são ainda mais simples porque você não precisa baixar nada. Basta entrar no site https://web.whatsapp.com/ usando seu navegador que você vai ver a mesma tela do WhatsApp Desktop com o código QR. Depois disso, basta seguir o mesmo passo a passo do parágrafo acima e você vai poder usar a versão web.

Essa é a tela com código QR que você vê ao abrir o WhatsApp Web ou Desktop pela primeira vez. Foto: Reprodução/Eric de Oliveira

Depois de entrar no WhatsApp para PC pela primeira vez, a opção de manter a aplicação logada vem marcada por padrão. Isso significa que você não precisará repetir o processo toda vez que for usar, mas também não é seguro você entrar e não sair depois de usar em algum lugar que não seja sua casa.

A versão web já é usada em vários lugares como meio de você transmitir arquivos pra impressão, fotos e boletos. Mas é importante lembrar que, se você logar em algum lugar desconhecido, deslogue do WhatsApp antes de ir embora e, ao sair de perto de outras pessoas, vá no aplicativo de celular e saia do computador que usou no mesmo menu de leitura do código.

Demonstração de onde você irá encontrar o menu de login do WhatsApp Web em iPhones. Foto: Reprodução/Eric de Oliveira

Tomando os devidos cuidados e com suas devidas limitações, o WhatsApp é muito útil pra você passar arquivos e fotos pra todas as pessoas no seu círculo social. A única limitação realmente relevante é para arquivos de tamanho superior a 20MB. Para todo o resto, é sempre uma maneira rápida de transferir seus arquivos.

É importante lembrar também que, quando você passa imagens pelo WhatsApp, elas são comprimidas e por consequência perdem qualidade. Caso você tenha a intenção de imprimir uma foto ou seja importante que ela tenha a maior qualidade possível, use outro aplicativo paratransferir suas imagens.

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile