Início TECH Falha da Steam no Windows 10 expõe segurança de milhões de usuários

Falha da Steam no Windows 10 expõe segurança de milhões de usuários

A plataforma Steam, que é o principal centro para aquisição e reprodução de jogos no PC atualmente, sofre com uma fragilidade de segurança no Windows 10 que coloca em risco mais de 70 milhões de usuários no sistema operacional. A descoberta foi feita por Vasily Kravets, pesquisador de segurança especializado em Windows, e já foi reportada à Valve.

Veja também: Microsoft deletará contas inativas a partir de 30 de agosto

Segundo Vasily, o problema consiste em uma falha “Dia Zero” e serve de porta de entrada para que pessoas mal intencionadas acessem arquivos particulares ou instalem malwares remotamente com privilégios de administrador.

Uma das próximas atualizações da Steam será uma reformulação na biblioteca de jogos. Foto: Divulgação/Valve

O problema envolve o sistema de privillégios, que é utilizado para instalar jogos no computador. Isso abre caminho para que programas tendenciosos alterem as chaves de registro do sistema.

“Algumas dessas ameaças podem permanecer até mesmo sem os direitos de administrador”, ressaltou o pesquisador. “Os privilegios elevados de programas maliciosos podem imapctar significativamente nos riscos: os programas poderiam desativar um antivírus, se esconder em locais do sistema, alterar quase todo tipo de arquivo e até mesmo roubar informações pessoais”, acrescentou.

A Valve foi notificada sobre a falha de segurança no Windows 10 ainda em junho, mas, segundo Vasily, devido à falta de resposta, ele decidiu tornar a informação pública para forçar uma atitude da empresa. O cliente da Steam é atualizado constantemente para corrigir bugs e outros problemas que podem afetar a experiência ou segurança do usuário.

Bruno Magalhães
Editor do The Squad. É graduado em Letras, estudante de língua japonesa e amante de jogos de luta. Pode ser encontrado no Twitter.

Circuito Desafiante: Team One se isola no topo da tabela

Veja a tabela com o placar das equipes.

Bug de spawn pode atrasar Modo Competitivo de VALORANT

O lançamento do modo aconteceria nesta quarta-feira (24).

Pokémon Unite é novo MOBA gratuito para Switch e celulares

O game terá cross-play e não recebeu data de lançamento.

Black Dragons anuncia time de VALORANT

Line é composta por antigos jogadores de Point Blank.

CPT Online gera desconforto entre jogadores profissionais de Street Fighter

O jogo sofre com problemas de netcode desde 2016.