Início TECH Windows File Recovery é novo app oficial para recuperar arquivos perdidos

Windows File Recovery é novo app oficial para recuperar arquivos perdidos

Agora é possível recuperar arquivos perdidos no Windows com uma aplicação oficial lançada pela Microsoft. Intitulada Windows File Recovery, esta é a solução da Microsoft para quem já teve que formatar o HD ou um pendrive e lembrou só depois daquele arquivo importante que estava dentro de alguma pasta ou deletou algo que não deveria permanentemente por engano. O programa está disponível através Windows Store do Windows 10.

Veja também:

recuperar arquivos windows
É possível usar o comando winfr para ver a lista de comandos disponíveis no prompt de comando. Foto: Reprodução/bleepingcomputer

O Windows File Recovery tem suporte a três modos de operação: “Padrão”, “Segmento” e “Assinatura”. Cada um desses modos tenta recuperar os arquivos deletados no dispositivo escolhido de uma forma diferente, que estão listadas a seguir:

  • Modo Padrão: este modo usa as tabelas mestras e arquivo (arquivo MFT) para localizar arquivos perdidos. O modo padrão funciona bem quando o computador ainda tem os MFTs e os segmentos de gravação de arquivos (arquivos FRS) na máquina;
  • Modo de Segmento: este modo não precisa dos aquivos MFT, mas tem que ter pelo menso os segmentos (FRS). Os segmentos são sumários ou índices da informação que o NTFS armazena nos arquivos MFT, tais como nome, data, tamanho, tipo e qual cluster/unidade de alocação.
  • Modo de Assinatura: este último modo precisa que a informação ainda esteja presente (mesmo que de forma vestigial) e busca por tipos de arquivo específicos. Ele não funciona para arquivos pequenos e é a única opção de recuperação para recuperação de arquivos em unidades USB como pendrives e HDs externos.
recuperar arquivos windows
Parece complicado mas depois de aprender a usar todo mundo consegue restaurar arquivos sem problema. Foto: Reprodução/Neowin

Segundo reporta o site Mundo Conectado, a Microsoft disse que a nova ferramenta é capaz de recuperar arquivos JPEG, PDF, PNG, MPEG, Office, MP3 e MP4, arquivos ZIP e muitos outros. Diversos dispositivos também podem ser ligados ao PC para fazer a recuperação, desde que os sistemas de origem tenham criado arquivos NTFS, FAT, exFAT ou ReFS.

Para informações mais detalhadas dos comandos, é possível visualizar uma lista com todos (incluindo os comandos avançados) no site do Beeping Computer (em inglês) e, para baixar o Windows File Recovery diretamente da Microsoft Store, é só entrar no site oficial ou abrir a aplicação da loja no seu PC com Windows 10 usando este link.

Eric de Oliveira
Fã de boas histórias onde quer que elas estejam. Divido meu tempo livre entre desenhos, filmes, séries e videogames.

Windows File Recovery é novo app oficial para recuperar arquivos perdidos

Agora existe uma aplicação oficial para ajudar os usuários.

PS Plus de julho oferece três jogos aos assinantes; veja lista

O serviço comemora dez anos com muitas novidades.

CS:GO – FURIA perde para Liquid e é eliminada da CS_Summit 6

A competição agora segue sem times brasileiros.

CBLoL: Pain vence Flamengo em um confronto épico e dispara na ponta da tabela

Santos segue na vice-liderança e a INTZ ocupa o terceiro lugar.

KOF XV deve receber novidades durante a EVO Online

Vai fazer um ano desde a revelação do game de luta.