A WWDC21 chegou para mostrar que a Apple continua com medo de inovar muito no visual de seus softwares, mas ao mesmo tempo traz melhorias muito interessantes aos usuários de iPhone, iPad e seus demais produtos. Seja você usuário de um Apple Watch ou de um Mac, a maçã fez vários anúncios interessantes nesta última segunda-feira (7) e o The Squad compilou tudo a seguir.

Veja também:

wwdc21
WWDC21 traz atualizações e novidades sobre os softwares da Apple. Foto: Reprodução

FaceTime para todos

wwdc21
Demonstração do FaceTime Link sendo criado.

Bom, talvez não seja um “para todos” tão todos assim, mas que a Apple trouxe uma abertura grande para o seu aplicativo de chamadas de vídeos, trouxe! Agora é possível realizar chamadas de vídeo pelo aplicativo FaceTime e gerar um link desta chamada. Com este link, você pode acessar sendo um usuário Apple ou não.

Além disso, também vamos ganhar melhorias na captura de áudio, com um filtro de ruídos nativo do aplicativo. Já na parte de vídeo, foi revelado o modo retrato: agora será possível ter aquele efeito de desfocar o fundo que tanta gente gosta.

Contribuindo com o FaceTime, fomos apresentados ao SharePlay. A função que vai permitir compartilhar conteúdos que assistimos no celular, como Twitch, Disney+ ou até TikTok, de maneira simultânea para todos em uma chamada.

Siga o The Squad no Twitter e fique por dentro das novidades

Não perca o foco

Uma coisa que com certeza tira nosso foco muitas vezes ao decorrer do dia são as notificações do celular. Quem nunca foi dar aquela espiadinha após ouvir um “PLIM” que veio do aparelho? Pensando nisso, o iOS 15 vai trazer um novo modo de foco que filtra todas as notificações de acordo com a sua atividade naquele momento.

Além disso, nesta atualização, as notificações ganharam um novo visual e receberam também um agrupamento mais inteligente, abraçando mais informações em menos rolagem.

Por falar em notificações, o app Mensagens recebeu todo um retrabalho que, além de deixar o aplicativo mais bonito, acabou dando mais valor às experiências compartilhadas entre os integrantes de um grupo criado nele. Agora também é possível compartilhar diversos conteúdos de maneira simples e intuitiva para qualquer membro no Mensagens.

Fotos, Memórias e…

Com a próxima atualização, a câmera do seu iPhone vai poder fazer algumas coisas muito interessantes como tirar uma foto de um cartaz de propaganda na rua e poder copiar o endereço pela foto e copiar direto numa conversa com seu amigo. Até mesmo tirar uma foto da lousa de aula e digitalizar todo o texto que o professor passou ali.

wwdc21

No iOS 15, também será possível utilizar o buscador Spotlight para buscar algumas das fotos na sua galeria, criar pequenos vídeos com trilha sonora vinda direto do Apple Music e tudo isso com apenas alguns cliques.

De maneira geral, a experiência com suas fotos será muito mais interessante, sem tornar o processo de conseguir encontrar aquela foto que você perdeu em meio a tantas tão cansativo.

Para finalizar, o iOS 15 vai trazer uma atualização ao app Wallet, permitindo que você possa colocar diversas chaves digitais na carteira do seu iPhone. A ideia é que a pessoa possa abrir a porta de casa só ao aproximar seu celular.

Nos Estados Unidos, também será possível digitalizar sua carteira de motorista e salvá-lo neste mesmo aplicativo. Infelizmente este recurso não estará disponível por um bom tempo aqui no Brasil.

Já o app Weather vai receber atualizações visuais para deixar tudo um pouco mais bonitinho, enquanto o Maps vai trazer mais detalhes nas vias, tais como semáforos. Isso tudo é o que iremos encontrar no iOS 15, mas vale lembrar que algumas funcionalidades não estarão disponíveis por aqui.

Siga o The Squad no Twitter e fique por dentro das novidades

Sutis atualizações para os AirPods

Os AirPods já fazem parte do ecossistema da Apple há um certo tempo, mas agora estão recebendo atualizações de softwares interessantes. A primeira delas é em relação à acessibilidade de pessoas com dificuldades na audição. Agora será possível intensificar a fala da pessoa à sua frente, enquanto os demais sons serão diminuídos via software.

O modo Espacial de Áudio já faz parte desses aparelhos, mas agora essa tecnologia estará presente também no FaceTime. Além disso, o Apple Music já ganhou o Dolby Atmos para ser aproveitado pelos fones. Por fim, os fones agora também vão fazer parte da rede FindMy. Assim, caso você perca ou esqueça seus foninhos em algum lugar, será mais fácil de achar.

wwdc21

iPadOS ainda é um iPadOS

Muitos estavam ansiosos para saber qual seria o próximo passo da empresa de Cupertino para o iPadOS. Uma vez que ela já colocou o chip M1 nos novos iPads PRO, a única coisa que ainda os limita é o próprio sistema operacional. Bom, sinto em dizer que o iPadOS, mesmo com algumas melhorias, continua sendo um iPadOS.

Com o iPadOS 15, vamos receber os widgets já presentes no iPhone desde o iOS14, mas o grande diferencial fica para o Multitasking. Será possível dividir sua tela entre duas aplicações ou até colocar mais alguma outra por cima dessas duas. Sim, já era possível fazer isso antes, mas não com todos os apps. Além disso, ficou muito mais fácil navegar entre as janelas abertas e, por fim, vamos ganhar um sistema de minimizar os apps — algo semelhante ao que estamos acostumados ao programas de PC.

Uma função legal que o sistema ganhou foi a Quick Note. Ao fazer um movimento específico com seu Apple Pencil no iPad, você abre um bloquinho de notas rápidas. Com estas notas, você pode enviar a anotação em formato de texto por mensagens para seus contatos, e-mail ou qualquer outro lugar que você deseje; se for um número, será possível até mesmo ligar.

Agora, o que realmente mais chamou a atenção foi a possibilidade de buildar apps direto do iPad. Isso sempre foi um problema para todos os usuários de iPadOS em comparação com um de MacOS. Mas no iPadOS, utilizando o Swift Playground, você poderá buildar seu app para iPhone ou iPad.

wwdc21

Privacidade levada a sério

O tópico sobre privacidade sempre é levado muito a sério nas conferências da Apple e desta vez não foi diferente. A empresa está trazendo ainda mais ferramentas para levar a privacidade dos seus usuários ao próximo nível.

Foi mostrado como o aplicativo Mail vai esconder seu endereço de IP e começar a ajudar a parar de receber aquela enxurrada de emails de marketing. Junto disso, o Safari vai adotar diversas medidas que evitam o seu rastreamento pelos sites. Para você ficar por dentro do que cada app está usando de seus dados, haverá uma nova seção nos ajustes do iPhone chamada App Privacy Report. Assim, você consegue saber quais decisões tomar quanto à sua privacidade dentro destes aplicativos.

A Siri recebeu melhorias relacionadas ao tópico e agora diversas tarefas serão processadas direto no seu dispositivo, não sendo necessário enviar dados de voz pela nuvem.

Por falar em nuvem, no iCloud será possível adicionar contatos de confiança para você recuperar suas senhas ou até mesmo para poder passar todo o conteúdo do seu iCloud a um desses contatos ao falecer. Por fim, sua assinatura terá uma nova nomenclatura chamada iCloud+ que contém todas as ferramentas contra rastreamento online possíveis. Isso sem um custo adicional.

Siga o The Squad no Twitter e fique por dentro das novidades

A saúde também teve destaque

O App Health também vai receber melhorias. Para começar, teremos uma função de identificação de como o usuário anda, conseguindo prever se ele pode desenvolver riscos de queda futuras, e o app dará dicas de como melhorar sua postura ao andar para prevenção.

Uma função que estará disponível nos Estados Unidos é a de salvar seus resultados de exames no aplicativo e poder compartilhar todos os dados com seu médico, facilitando assim o acompanhamento. Além disso, também será possível compartilhar os resultados entre membros da família.

wwdc21

WatchOS 8 tem pequenas novidades

Já se aproximando do final do evento, a Apple trouxe as novidades do sistema operacional dos famosos Apple Watch. Por aqui não tivemos grandes novidades. Para iniciar, o app Breathe recebeu um novo visual para ajudar o usuário nos momentos importantes de exercícios de respiração.

Falando em exercícios, o smartwatch recebeu a adição de alguns exercícios novos e também alguns playlists acuradas para exercícios direto do Apple Music.

Mas o que realmente chama mais a atenção é a possibilidade de usar fotos do modo retrato como WatchFaces no seu Apple Watch. Ao fim, o dispositivo também ganhou diversas melhorias para responder mensagens, seja escrevendo na tela ou falando. Ficou um pouco melhor o jeito em que respondemos mensagens direto do Apple Watch.

MacOS Monterey dá suas caras

Já no fim da sua conferência, a Apple encerra entregando o nome e as melhorias para a atualização do MacOS, que será chamada de Monterey. Logo de cara já vemos que o maior intuito com esta atualização é a interligação entre os produtos do ecossistema da Apple. Por isso, fomos apresentados ao Universal Control.

wwdc21

Este termo nada mais é que a continuidade de trabalho que você tem apenas de deixar um iPad ao lado do seu Macbook ou até mesmo do seu iMac. Assim que você aproxima os dispositivos, basta levar o cursor do seu mouse até o fim da tela do dispositivo inicial e a mágica acontece. Sem instalação de nenhum aplicativo, o mouse já aparece no seu outro dispositivo. Sim, é tipo mágica. Além de fazer o uso de um mouse/mousepad em todos os dispositivos, você ainda consegue transferir arquivos de um para o outro, como se fossem apenas um dispositivo.

Depois desse momento, tivemos a adição do AirPlay no iMac. Sem nenhuma novidade, é apenas o AirPlay que conhecemos, mas agora no iMac. Mas uma melhoria bem interessante que o MacOS recebe é a adição dos Shortcuts, antes exclusivo do iOS.

Por fim, tivemos mudanças visuais e funcionais no já comentado Safari, o browser da Apple. Agora ele fica muito mais clean, com uma gestão de abas muito intuitiva e com diversas interações que focam no aproveitamento de tela para a página em que você está navegando no momento. Vale citar que cada dispositivo recebeu características próprias do Safari.

Siga o The Squad no Twitter e fique por dentro das novidades

Sem nada de hardware, mas muito software

Esta foi a WWDC21! Nada de hardware foi apresentado, mas houve várias melhorias e novidades de software, mesmo que pequenas, para todos seus dispostivos do ecossistema.

Não tivemos nada tão espetacular, mas sim ajustes muito bem-vindos aos sistemas que conhecemos e gostamos. Mas ainda fica aquele gostinho de “queria que a Apple se arriscasse um pouco mais”. Mesmo assim, este evento mostra que a empresa está mais criando cada vez mais um ecossistema blindado e muito intrigante que uma vez dentro, fica difícil sair.

Agora, resta apenas esperar para ver o hardware atualizado em Macs e iPhones, que vão utilizar o potencial máximo destes sistemas.

wwdc21